28/03/2024 às 17h04min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h02min

Inteligência artificial reduz multas e acidentes;  entenda como

Mais de 21,1 milhões de infrações no trânsito foram registradas em todo o Brasil em 2023; especialista da Cobli indica como a tecnologia pode identificar comportamentos de risco dos motoristas, reduzindo multas ao volante

Tárcila Galdino
https://www.cobli.co/
Freepik
São Paulo, 28 de março de 2024 — O aumento expressivo das infrações de trânsito em 2023, ultrapassando 21,1 milhões em todo o Brasil, ressalta a importância de soluções inovadoras para melhorar a segurança viária. A integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) evoluiu e está mais inteligente e acessível, tornando-se uma forte aliada na redução de multas e prevenção de acidentes.
 
Marcelo Gomez, head de estratégia e planejamento da Cobli - FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frota -, vê a IA  como uma ferramenta indispensável para o gerenciamento de veículos comerciais. A tecnologia identifica comportamentos de risco dos condutores, como distrações ao volante e excesso de velocidade. Em meio a milhares de quilômetros rodados, ter essas situações destacadas ajuda a fornecer feedbacks imediatos e proporcionar treinamentos customizados. O impacto é sentido no bolso, pois um melhor modo de condução reduz infrações e desgaste do veículo.
 
Grandes empresas já comprovam a eficiência da IA. A Rodopeças, empresa cliente da Cobli que fornece peças e acessórios para caminhões, carretas e linha pesada, zerou as multas por uso de celular e reduziu em 40% as demais infrações com a tecnologia. Avaliando o cenário, Gomez elenca três principais formas que a IA diminui situações de risco e reduz multas ao volante. Confira:
 
Alerta sonoro para detectar imprudências: resposta imediata para segurança



Os sistemas com IA, como é o caso das câmeras presentes na videotelemetria, identificam automaticamente situações de risco, como uso do celular, velocidade excessiva do veículo, distância de segurança, entre outros. Ao detectar esses comportamentos, o dispositivo emite um alerta sonoro na cabine  para que o motorista retome a atenção. Se o motorista pegar o  celular enquanto dirige, por exemplo, a IA prontamente avisa a direção distraída. Dessa forma, o condutor retoma a atenção, evitando assim possíveis acidentes e multas. 
 
Decisões embasadas em dados: câmera inteligente para a prevenção de riscos



As gravações geram uma infinidade de informações, e não é possível que um gestor acompanhe e avalie essa quantidade de dados manualmente. Por isso, a inteligência artificial é essencial para identificar e encaminhar os momentos que a pessoa deve assistir e avaliar, transformando dados brutos em informação útil e relevante. A tecnologia permite, então, intervir proativamente e de maneira mais estratégica. Ela possibilita priorizar ações e manter um ciclo de feedbacks mais frequente para evitar a repetição desses comportamentos de risco, reduzindo a probabilidade de consequências negativas, como acidentes e infrações.
 
Vídeos como evidência: imagens para evitar cobranças indevidas



Os vídeos de incidentes são importantes para evitar o pagamento de despesas as quais o condutor e a empresa não foram responsáveis pela infração. Esses registros servem como evidência para auditar sinistros, nesse cenário, já foram observados casos de exoneração de 50% dos processos. A inteligência artificial nesse contexto aprimora a análise precisa dos eventos que levaram a ocorrências, proporcionando informações confiáveis para esclarecer responsabilidades. 
 
Sobre a Cobli
A Cobli é a FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frota. Fundada em 2017 por Parker Treacy e Rodrigo Mourad, a empresa vem crescendo mais de 100% ano após ano. Contando com um time de mais de 400 pessoas e investimentos liderados pelo Softbank e IFC de R350 milhões, a Cobli está presente em todos os estados do Brasil, em milhares de clientes e atende diversos segmentos - como telecom, transportes, energia, e-commerce e construção civil. Por meio de tecnologias de ponta em IoT, Inteligência Artificial, Big Data e Videotelemetria, suas soluções ajudam a reduzir custos, potencializar a produtividade, cuidar da condução segura do motorista, da conformidade operacional e melhorar a experiência do cliente final. Saiba mais em www܂cobli܂co.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tárcila Galdino | tarcila܂galdinof5pr܂com܂br | +55 (11) 98183-7181

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp