03/03/2024 às 07h25min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h00min

A Dra. Luciana Granja, referência em emagrecimento saudável, dá dicas de como se manter saudável no verão e com qualidade de vida

Com mais de 20 anos de profissão, a médica atua nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul

PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 
 
 
A Dra. Luciana Granja, referência em emagrecimento saudável, dá dicas de como se manter saudável no verão e com qualidade de vida. Atualmente está finalizando a Pós-Graduação em dermatologia pelo Ipemed (Instituto de Pesquisa e Ensino Médico do Estado de Minas Gerais), para acrescentar ainda mais conhecimento e aprimoramento em suas consultas.
 
Com mais de 20 anos de profissão, a médica atua nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa expansão visa facilitar o acesso de uma quantidade diversificada de pacientes em busca de uma vida mais saudável.
 
 
Cuidados com a  alimentação


A primeira dica é apostar em uma alimentação leve, deixando de lado, por exemplo, alimentos ricos em gordura.


Além disso, é importante, no momento de comprar algum alimento, observar a qualidade do produto que está sendo adquirido. Infelizmente, nem sempre é possível observar se o alimento foi preparado seguindo as normas de higiene, porém é preciso avaliar se ele está com boa aparência, se está sendo acondicionado adequadamente e se o vendedor está manuseando-o de maneira higiênica.


Beber água para manter a hidratação do corpo


Beber água, além de garantir a hidratação do corpo, é fundamental para que funcione de maneira adequada. Nos dias quentes, a recomendação ainda é maior devido a fatores como altas temperaturas, aumento da transpiração  e ingestão de bebidas que favorecem a diurese. Vale destacar também que a hidratação pode ser complementada com sucos naturais e água de coco.


Uso de protetor solar


A exposição ao Sol pode até provocar queimaduras, por isso é fundamental a utilização de protetores solares e proteção complementar, como uso de óculos escuros, bonés e chapéus.

No que diz respeito aos protetores solares, é essencial que eles sejam espalhados de maneira uniforme pelo corpo, sejam aplicados de 15 min a 30 min antes da exposição ao Sol, e sejam reaplicados a cada duas ou três horas.


Cuidado com maquiagens


É necessária atenção ao uso de maquiagem para evitar alergias e irritação na pele, sendo indicado o uso de cosméticos de qualidade.

Vale destacar ainda que, em casos de irritação, é fundamental a limpeza imediata da pele e que maquiagens são de uso individual, portanto, não devemos compartilhá-las. Evitando assim contaminação por “Herpes”

 
Caso a maquiagem caia nos olhos, é necessário limpar bem a região usando água, soro ou lubrificantes oculares. A retirada do produto é fundamental para evitar lesões. Coçar os olhos nessas situações pode causar danos, portanto, evite essa ação.



Escolha correta das roupas

 

É fundamental escolher bem as roupas que serão usadas. Uma dica é optar sempre por tecidos leves e modelos confortáveis. Outra recomendação é evitar tecidos sintéticos e roupas muito justas, pois essas, com muita transpiração, podem causar irritações na pele. O tecido de algodão é uma ótima escolha, pois ajuda a absorver mais a transpiração.


Evitar exageros nas bebidas alcoólicas

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar mudança no comportamento, alterações na coordenação motora, sonolência, alteração na capacidade visual, redução dos reflexos, náuseas, vômitos, e dores de cabeça.

O consumo de álcool também está relacionado com o desenvolvimento de comportamentos de risco, como ter relações sexuais desprotegidas. Não podemos esquecer-nos também de que o consumo de álcool e direção é totalmente desaconselhável, não existindo nível seguro para dirigir. Assim sendo, se beber, não dirija.


Não ao uso de drogas ilícitas

As drogas ilícitas podem causar diferentes sensações no usuário, como alteração da percepção de realidade, aumento do estado de alerta e redução da concentração.

Em grandes aglomerações, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para realizar a venda de drogas. Entretanto, o consumo dessas substâncias pode estragar completamente a festa. Não são poucos os relatos de pessoas que se envolvem em brigas, desenvolvem comportamento de risco, desmaiam ou mesmo morrem em decorrência do uso dessas substâncias.


Descanso

O ideal é fazer pausas para descansar. A privação de sono não é uma opção, pois ficar muito tempo acordado causa cansaço, indisposição e até mesmo alterações de humor. Sendo assim, durma para ter mais disposição para o dia a dia.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp