22/02/2024 às 15h49min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h02min

Unaerp promove curso inovador focado na inclusão social através de mãos robóticas

Redação
https://www.unaerp.br
Divulgação - Unaerp Guarujá
Evento de abertura do curso “Introdução à Tecnologia 3D e Manufatura Aditiva” acontecerá neste sábado (24)

Tecnologia e estudos científicos em prol de quem precisa. É com este viés que a Unaerp Guarujá consolida o início do curso “Introdução à Tecnologia 3D e Manufatura Aditiva” em Saúde, que capacitará gratuitamente estudantes de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem com o intuito de viabilizar a fabricação de mãos robóticas (órtese de mão) para pessoas com deficiência da Cidade. O evento que marca a abertura do curso de extensão acontece neste sábado (24) das 8h às 9h no Auditório da Universidade.

A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá e é pioneira ao abordar recursos como modelagem virtual, manufatura aditiva e realidade aumentada na área da Saúde. A cerimônia contará com a presença dos alunos e autoridades convidadas.

Após a solenidade de abertura do curso, o laboratório de Tecnologia Tridimensional e Manufatura Aditiva será inaugurado na sala 12B. Este avanço, essencial para o bem-estar da comunidade e daqueles que necessitam, será colocado em prática. No futuro, o público poderá contar com essa tecnologia e com profissionais preparados para aplicá-la, beneficiando ainda mais a sociedade.

Sobre o curso -  A capacitação acontecerá em quatro encontros, voltada a 20 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia do campus Guarujá que passaram por um processo de seleção. Eles receberão conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção de biomodelos educativos para a utilização como material de apoio para o auxílio do estreitamento da relação médico-paciente; no planejamento virtual com fins cirúrgicos; e ainda, a manufatura de próteses, órteses e materiais para realidade aumentada. Ao final do curso, a proposta é possibilitar a fabricação de órteses de mão, que deve ser viabilizada ao fim do curso em prol de uma criança selecionada da comunidade.

Docentes ministrantes - O curso será ministrado pelo médico cirurgião crânio-maxilofacial e cirurgião plástico, Prof. Dr. Rodrigo Faria Dornelles, docente da Medicina Guarujá e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, e pela docente convidada da UNIFESP e idealizadora do projeto Mao3D, Profa. Dra. Maria Elizete Kunkel.

Evento de abertura do curso de extensão “Introdução à Tecnologia 3D e Manufatura Aditiva"
Data: 23 de fevereiro de 2024
Horário: das 8h às 9h
Local: Auditório da Unaerp Guarujá - Av. Dom Pedro I, 3300, Enseada - Guarujá/SP
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp