19/02/2024 às 15h45min - Atualizada em 20/02/2024 às 00h02min

SAS anuncia participação em iniciativa do governo americano dedicada à segurança de IA

Empresa é um dos 200 stakeholders líderes em IA que ajudarão a promover o desenvolvimento e a implementação de IA confiável nos EUA

Ana Gomes
SAS

Cary, NC (fevereiro de 2024) - O SAS, líder em IA e analytics, anunciou que se uniu a mais de 200 stakeholders líderes em inteligência artificial (IA) dos EUA para participar de uma iniciativa do Departamento de Comércio que visa promover o desenvolvimento e a implementação de IA confiável e segura. Estabelecido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) do Departamento de Comércio, o US Artificial Intelligence Safety Institute Consortium (AISIC) reunirá desenvolvedores e usuários de IA, estudiosos, pesquisadores do governo e da indústria e organizações civis para cumprir a missão.

 

“Como desenvolvedor de sistemas de IA, o SAS entende as oportunidades e os riscos da inteligência artificial. O SAS se compromete com o desenvolvimento, a implementação e a difusão de sistemas de IA confiáveis que ajudem a viabilizar avanços sustentáveis e inovações responsáveis para nossos clientes, para a economia e para a sociedade”, afirma Reggie Townsend, vice-presidente de Prática de Ética de Dados do SAS. 

 

“O AISIC prestará um serviço crucial, direcionando o melhor da inovação em IA sob uma ótica de responsabilidade e colaboração. É com grande expectativa que aguardamos a oportunidade de trabalhar ao lado de outras organizações e indivíduos para colocar o poder da IA a serviço da humanidade”, diz.

 

“O governo dos EUA tem um papel importante na definição de padrões e no desenvolvimento das ferramentas necessárias para mitigar os riscos e explorar o enorme potencial da inteligência artificial. O presidente Biden nos orientou a utilizar todos os recursos para alcançar dois objetivos principais: definir padrões de segurança e proteger nosso ecossistema de inovação. Foi exatamente para isso que criamos o U.S. AI Safety Institute Consortium”, explica a secretária Gina Raimondo. “Com a ordem executiva histórica do Presidente Biden, podemos confirmar que os Estados Unidos estão na vanguarda, e, ao trabalhar com esse grupo de líderes da indústria, da sociedade civil e do meio acadêmico, podemos enfrentar os desafios e desenvolver as medidas e os padrões necessários para manter a vantagem competitiva dos Estados Unidos e desenvolver IA responsável.”

 

O consórcio conta com mais de 200 empresas e organizações que estão na linha de frente do desenvolvimento e uso de sistemas de IA, além de representantes civis e equipes acadêmicas que estão estruturando o conceito base de como a IA pode e irá transformar a sociedade. Essas entidades representam as maiores empresas do país e startups inovadoras; desenvolvedores dos sistemas e hardwares de IA mais avançados do mundo; membros importantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica; e representantes de profissões com profundo envolvimento no uso atual da IA. O consórcio também inclui governos estaduais e locais e organizações sem fins lucrativos. Além disso, contará com a colaboração de organizações de nações com os mesmos interesses, que têm um papel fundamental no estabelecimento de uma segurança interoperável e eficaz em todo o mundo.

 

A lista completa dos integrantes do consórcio está disponível aqui

 

Ascensão a um momento inédito

A inteligência artificial tem sido parte integrante do software SAS há décadas, ajudando clientes de todos os setores a capitalizar com os avanços da inteligência artificial. A explosão da IA generativa transformou a inovação responsável em uma prioridade, exigindo uma abordagem completa que envolve pessoas, processos e tecnologia.

 

Apesar de o SAS ter sempre cultivado a ética e o atendimento ao cliente, a rápida disseminação da IA levou a empresa a criar a Prática de Ética de Dados do SAS (DEP). A DEP permite que colaboradores, clientes do SAS e a comunidade analítica como um todo desenvolvam sistemas orientados por dados que promovam o bem-estar e a autonomia humana. A DEP inclui cientistas de dados e especialistas em desenvolvimento de negócios que trabalham lado a lado com as pessoas que criam e desenvolvem nossas tecnologias de IA.

 

O que inclui a principal plataforma de IA e analytics da empresa, o SAS® Viya®, que possui recursos de IA confiáveis, como detecção de tendências, explicabilidade, auditabilidade de decisões, monitoramento de modelos, governança e responsabilidade. No ano passado, o SAS também lançou ofertas de IA generativa com foco em dados sintéticos, gêmeos digitais e grandes modelos de linguagem.

 

Saiba mais sobre o compromisso do SAS com a inovação responsável


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp