17/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 17/02/2024 às 00h00min

Carnaval aquece o setor turístico em Palhoça, mostra pesquisa

Divulgação
Conforme um estudo divulgado pela CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo os festejos de carnaval movimentaram um volume financeiro na ordem de 9 bilhões de reais em todo o Brasil, valor que representa um crescimento de 10% no comparativo com o ano de 2023. De acordo com o Ministério do Turismo, a movimentação dos foliões foi aproximadamente 6,5% maior que a registrada no ano passado.

Quem curtiu de perto a festa comandada pelo Rei Momo em Palhoça pôde conferir o aumento substancial do número de pessoas circulando pela cidade, especialmente nas praias e balneários.  Conforme o relatório da “Operação Alegria – Carnaval 2024”, produzido pelo 16°BPM, locais como Guarda do Embaú, Pinheira, Ponta do Papagaio, Praia do Sonho e Passagem do Maciambu, que contaram com a apresentação dos Blocos da Passagem, Bloco do Siri, Bloco do Ed Boll e Bloco Grupo 0800, reuniram “no período aproximadamente 14 mil pessoas”.

Ainda de acordo com o relatório o reforço policial nos cinco dias de festa, que contou com um público “próximo dos 20 mil” participantes, foi responsável por manter a diversão tranquila, não registrando nenhuma ocorrência policial vinculada às festividades de carnaval.

Recorde de público
De acordo com o empresário Leonardo Netto Al-Cici, proprietário do restaurante Ki Massa, localizado na Praia da Pinheira, neste ano o público do carnaval “estava economicamente mais preparado, ou seja, o consumo aumentou. Em relação à temporada de verão, sentimos que no carnaval o número de pessoas na região foi recorde, com todos os tipos de público e gostos para todos. Considero esse carnaval o melhor que já presenciei nos últimos 10 anos”.

Outro aspecto destacado pelo empresário tem relação direta com as ações desenvolvidas pela administração municipal ao longo dos últimos anos: a importância de unir e fortalecer o setor. “Acredito que nos próximos anos com um pouco mais de união dos comerciantes e do poder público conseguiremos tornar nossa região um dos melhores pontos de turismo da grande Florianópolis” destaca Leonardo.

 Vale lembrar que a Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Turismo desenvolve de forma permanente o Programa de Qualificação Turística que visa, através do conhecimento, ampliar a competitividade de toda a cadeia turística na cidade e, assim, fortalecer o segmento de forma integral.

Planejamento Estratégico
Os bons resultados do setor turístico em Palhoça durante o carnaval, assim como os registrados durante a temporada de verão, e, de forma ainda mais abrangente, o reaquecimento do segmento desde o período crítico da pandemia da Covid-19, são resultados de uma série de ações planejadas e coordenados visando o desenvolvimento de toda a cadeia do setor nas mais diversas regiões da cidade.

“No final do ano passado tivemos a oportunidade de apresentar dois documentos extremamente importantes para o desenvolvimento do setor em nossa cidade: o planejamento turístico e o plano de marketing. Através dessas ferramentas, vamos fortalecer o segmento e tornar Palhoça uma referência em turismo de qualidade no Brasil e no exterior” reforça o prefeito Eduardo Freccia.

Para a secretária de Turismo Mara Prim “a atividade turística em Palhoça vem acontecendo, nos últimos anos, tendo como base um planejamento estratégico. Obras de caráter estruturante, eventos que já se consolidaram no calendário da região e ações visando fortalecer os profissionais e os empreendedores têm papel decisivo para o bom momento do setor em nosso município”.

Ampla oferta turística
Se as ações realizadas pela prefeitura durante todo o ano tem contribuído bastante para ampliar o reconhecimento do setor turístico de Palhoça, a ampla oferta de atrações turísticas dentro do município também é um convite permanente para a descoberta. 

“Palhoça é rica em belezas naturais. Temos algumas das praias mais belas e preservadas do litoral catarinense. Temos cachoeiras, uma gastronomia diversidade e espaço para diversas atividades ao ar livre como o cicloturismo. Fica, então, o convite: quem ainda não conhece, faça uma visita e se encante com a nossa cidade”, finaliza Mara Prim.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp