07/02/2024 às 17h21min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h01min

Morar nos EUA é o desejo de muitos brasileiros, mas cuidado com os golpes e promessas

Patricia Lopes
Divulgação

Os golpes de imigração nos Estados Unidos não são uma novidade, mas estão se tornando cada vez mais comuns. “Trata-se de um problema generalizado", disse Michael Turi, vice-chefe da Divisão de Proteção do Consumidor no Gabinete do Procurador-Geral de Massachusetts. "Pessoas sem licença estão “ajudando” com formulários de imigração sem estar certificadas para trabalhar e cobrando taxas elevadas." Na maioria dos casos, são cobrados das vítimas milhares de dólares por serviços que não são realizados, ou são precários e oferecidos por indivíduos que não são advogados de imigração licenciados.

Há milhares de exemplos de golpes envolvendo vistos americanos: Empresas falsas, falsos casamentos, falsos empregadores, falsos certificados e falsas promessas de vistos. Por outro lado, há o imigrante que busca benefícios imigratórios a qualquer preço.

A Advogada Ingrid Domingues McConville, com 29 anos de experiência na área, também está preocupada com esta “febre” que se espalhou de empresas e pessoas garantindo aprovações miraculosas e aconselha: verifique as credenciais do advogado que oferece os serviços para ter certeza que é licenciado para praticar direito de imigração nos Estados Unidos; cuidado ao contratar empresas de consultoria que fornecem aconselhamento jurídico, o que é proibido por lei; tenha cópia de todos os documentos e recibos e cuidado para não se envolver em práticas ilegais que podem levar à deportação, multas e prisão.

As pessoas estão tão ansiosas para mudar de país ou por se legalizarem que, infelizmente, acabam sendo vítimas de golpes de imigração aplicados por pessoas habilidosas, que tem certa clareza do assunto, mas que na maioria das vezes, não têm os conhecimentos necessários e consequentemente em vez de ajudarem, causam mais danos do que benefícios.

Brasileiros, portugueses e hispanos estão na lista dos mais afetados por golpes de imigração. As vítimas sofrem várias perdas, pois além da financeira se defrontam com frustrações onde perdem esperanças e enfrentam consequências desastrosas que podem chegar a deportações.

Um dos golpes mais populares é o do “falso casamento”, que também é o mais investigado. Ultimamente foi descoberto um grande esquema de fraude matrimonial em Los Angeles e Boston que envolveu mais de 300 pessoas para a obtenção de Green card (chegaram a pagar 30 mil dólares pelos serviços). Os golpistas estão presos e muitos dos usuários, maioria brasileiros, estão sob investigação.

Mais uma vez o conselho unânime: Busque todas as informações necessárias antes de fechar um negócio de imigração. Todo cuidado é pouco.

Obtenha maiores informações sobre imigração segura: @dmvisalaw


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp