08/02/2024 às 19h41min - Atualizada em 08/02/2024 às 20h01min

Carnaval e herpes genital: métodos preventivos

A Dra. Dania Abdel Rahman, infectologista do Hospital Albert Sabin, explica sobre essa doença bastante presente em eventos como o carnaval e que, uma vez adquirido o vírus, fica no organismo para sempre

Renata Sbrissa
@hospital_albertsabin
Divulgação

O carnaval é um período de descontração e alegria, além de ser considerado a maior festa popular brasileira, atraindo milhares de turistas do mundo inteiro. Contudo, é também uma época mais suscetível para o contágio das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Entre elas, e uma das mais comuns, está o herpes genital, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que pode acometer tanto homens como mulheres.

“Na mulher, pode afetar os grandes e pequenos lábios, vulva, a região perianal e perineal. Já no homem, atinge o pênis, a região do prepúcio, do corpo peniano, dos testículos e da bolsa escrotal. Também podem acometer a região anal e oral em caso de relações sexuais orais e anais”, explica a Dra. Dania Abdel Rahman, Infectologista da HAS Clínica e Coordenadora do setor de Infectologia Clínica e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Albert Sabin de SP (HAS).

A doença é diagnosticada em avaliação clínica, com o auxílio de exames laboratoriais, e pode causar lesões dolorosas na genitália, com bolhas chamadas de vesículas.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 80% da população adulta é portadora do vírus herpes simples, contudo, a maioria é assintomática e sequer sabe da presença em seu corpo.

“Quanto ao tratamento, no caso de as lesões serem muito extensas e muito doloridas, ou causadas em pacientes imunossuprimidos, a administração de medicamentos como o Aciclovir e o Valaciclovir ajudam a secar essas feridas com mais rapidez, melhorando a dor e diminuindo o tempo de doença”, diz a médica do HAS. 

É importante salientar que não existe cura para os acometidos pelo vírus do herpes genital, ou seja, ele não é erradicado pela medicação e, uma vez adquirido, ele ficará no organismo para sempre.

Por esse motivo, a importância da prevenção se faz extremamente necessária. “Como em qualquer outra doença sexualmente transmissível, a forma mais segura é o uso de preservativos, porém, vale ressaltar que o método não é uma barreira 100% eficaz para evitar a transmissão do herpes vírus”, finaliza e adverte a Dra. Dania.

HAS CLÍNICA*

O HAS Clínica* é um centro de especialidades orientado para a saúde integral: prevenção, atenção primária e promoção da saúde, visando garantir que o paciente assuma o protagonismo da sua qualidade de vida.

A clínica oferece mais de 20 especialidades médicas, com os melhores profissionais prontos para atender consultas de rotina, cirurgias e demais procedimentos necessários para cuidar da saúde dos seus pacientes com qualidade e excelência.

Cumprindo os mais rígidos protocolos de higienização e segurança, o HAS Clínica é totalmente integrado ao Hospital Albert Sabin, referência em saúde na Zona Oeste da capital paulista, oferecendo maior conforto e eficiência aos seus pacientes.

Além de integrar valor como um importante serviço na atenção integral da saúde de seus clientes, o HAS Clínica possui instalações em sintonia com a arquitetura do hospital, utilizando o que existe de mais moderno em equipamentos hospitalares na atualidade.

Os pacientes do HAS Clínica* encontram um centro médico humanizado, com retaguarda hospitalar completa e uma equipe multidisciplinar da mais alta qualificação para recebê-los com toda a tenção e cuidado.

Endereço:

Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP

Central de atendimento:  (11) 3838 4669

Site*http://www.consultaaqui.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/has_clinica/ 

Agendamento on-line: https://app.agenda.globalhealth.mv/agendar/?key=hasabin 

Planos de saúde credenciados: 

ACM SÃO PAULO*- APCEF- AXA ASSISTANCE- ALLIANZ- BRADESCO- CABESP- CAASP*-CAU – SP*- CET- CRECI*- CRUZ AZUL- CARE PLUS- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP-INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- PORTO SEGURO- SAESP*- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTÓVÃO- SBC SAÚDE-SEPACO- SIND. DAS BORRACHAS- SISTEMA TOTAL DE SAÚDE- SULAMÉRICA

HAS: A sua vida tem o nosso cuidado!

HOSPITAL ALBERT SABIN (HAS)

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=M7W28Af8tKI   

Link vídeo 50 anos: https://youtu.be/uNoHjdPVMVI 

Serviço 

Site: http://www.hasabin.com.br  

IG: https://www.instagram.com/hospital_albertsabin/   

In: https://www.linkedin.com/company/hospital-albert-sabin/  

Facebook: https://www.facebook.com/hasabin.lapa  

Endereço:

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP 

Central de atendimento: 

(11) 3838 4655 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp