07/02/2024 às 10h25min - Atualizada em 08/02/2024 às 14h34min

X-9 Paulistana traz enredo sobre o Sergipe para 2024

O enredo será divido em onze alas e duas alegorias, um total de 1200 componentes desfilando. O objetivo da agremiação paulistana é apresentar as riquezas culturais do Nordeste, como as festas juninas, reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo e culinária.

DINO
http://www.x9paulistana.com.br


A escola bicampeã do carnaval paulista X9 Paulistana traz como tema este ano o enredo “Nordestino Sim, Nordestinado Não”, uma importante homenagem ao poeta Patativa do Assaré, através de seu famoso cordel que reverencia o povo nordestino. O objetivo da agremiação paulistana é apresentar as riquezas culturais do Nordeste, como as festas juninas, reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e muitas manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras. 

O estado do Sergipe terá participação no enredo como o “País do Forró”. Neste contexto, o Cariri, uma casa de forró e gastronomia reconhecida nacionalmente, surge como inspiração para a X9, que, de acordo com Mestre Adamastor, presidente da agremiação e mestre de bateria da escola de samba, é um dos pontos principais da homenagem ao Nordeste. 

“É uma honra ter no nosso enredo o país do forró e um dos mais tradicionais restaurantes e casa de forró do nosso país, o Cariri, que vai ser retratado no nosso carro Abre Alas. Nossa comunidade está muito lisonjeada por oferecer essa homenagem a esse povo que merece tantas glórias, marcado pelo sorriso no rosto e garra”, exaltou o Mestre Adamastor. 

O enredo, que possui pontos que marcam a história, será dividido em onze alas e duas alegorias, um total de 1200 componentes desfilando. A Comissão de Frente irá pontuar o desfile com uma coreografia de forró, ensaiada pelo coreógrafo, Jaime Arôxa.

Ainda na abertura do desfile, passará pelo Anhembi o primeiro carro alegórico, uma composição do Restaurante Cariri, localizado no Sergipe com uma das mais impactantes decorações nordestinas já vistas, além de muito forró, que também terá sua representatividade com a participação do Cangaceiro Roxinho da cidade do Arauá, Trio Nordestino e Dom Sabino, presidente da Associação Paulista dos Nordestinos.

O proprietário do Cariri, José Hamilton de Santana, de 72 anos, disse que está muito feliz com o reconhecimento, que, na opinião dele, se estende ao trade turístico do estado. Segundo o empresário, foi o sucesso nas redes sociais que atraiu a atenção da X9 Paulistana para o restaurante que mantém as tradições nordestinas ao misturar gastronomia típica e forró. 

Já a segunda alegoria representa as festas nordestinas e o público vai poder interagir com o elenco no carro, que fará alusão aos principais festejos do Nordeste. Essa alegoria também conta com uso criativo de materiais alternativos e reciclados, sem perder o brilho e o encanto que o Carnaval tem. As alas completam a temática. A Bateria, por exemplo, vem representando os mandacarus encontrados na caatinga, do Sergipe, região, inclusive, onde morreu o famoso Lampião.




Website: http://www.x9paulistana.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp