06/02/2024 às 14h41min - Atualizada em 06/02/2024 às 19h58min

Museu da Língua Portuguesa tem Carnaval e karaokê em fevereiro

Instituição terá oficinas e bloco de Carnaval para crianças, baile para a terceira idade e inauguração da instalação Karaokê Infinito

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/museu-da-lingua-portuguesa-tem-carnaval-e-karaoke-em-fevereiro/
Downloadmuseu da língua portuguesa
museu

museu

As atividades especiais de fevereiro do Museu da Língua Portuguesa incluem a instalação Karaokê Infinito para o público soltar a voz. Estão previstas ainda uma oficina de balangandã em meio ao feriado do Carnaval, o retorno do projeto Falas do Corpo e o fim das inscrições para o Plataforma Conexões 2024. Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O Museu inaugurou no dia 3 o Karaokê Infinito. Em diálogo com a exposição temporária Essa nossa canção, a instalação, uma criação da artista Manuela Eichner, permite que o público cante e brinque com músicas do cancioneiro brasileiro, de terça a sábado, das 10h às 17h. Para interagir com a obra, não precisa pagar nada: é só chegar, pegar o microfone e soltar a voz. No Museu, ele estará montado no Saguão B, em um ambiente lúdico, luminoso e colorido – ótimo para fazer fotos e registrar nas redes sociais.

No dia 8 de fevereiro (quinta-feira), a atividade Falas do Corpo volta a ser realizada no Museu da Língua Portuguesa. O projeto oferece aulas de educação física, oficinas, cursos e bailes às pessoas com 60 anos ou mais. A cada quinta-feira, um tema é abordado: no dia 8, haverá ginástica laboral e funcional adaptado; no dia 15, curso de pintura em aquarela com colagem; em 22, Baile da Melhor Idade de Carnaval; e no dia 29, uma conversa sobre polêmicas culinárias com o Núcleo Educativo. As atividades ocorrem a partir das 14h em parceria com o educador físico Denny Tavares.

No sábado de Carnaval, em 10 de fevereiro, haverá outra atividade especial para as crianças e suas famílias. Nesta data, o Núcleo Educativo realiza a Oficina de Balangandã. Os educadores vão ensinar como criar este que é um dos adereços mais conhecidos do Carnaval brasileiro e explicar a origem da palavra “balangandã”, relacionada à presença das línguas bantu no país. Gratuita, a ação vai acontecer das 13h às 14h30, no Saguão B, sem necessidade inscrição prévia.

O Museu funcionará normalmente durante o Carnaval, entre 10 e 13 de fevereiro, das 9h às 18h, com entrada permitida até as 16h30. Na segunda-feira, dia 12, a instituição estará fechada para manutenção, como geralmente ocorre neste dia da semana. Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, o Museu abrirá às 12h.

O mês de fevereiro também marca o fim das inscrições do Plataforma Conexões 2024, que selecionará dez trabalhos de artistas iniciantes com o tema Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu, a ser inaugurada em maio. O último dia de inscrição será 29 de fevereiro pelo site do IDBrasil.

Outro destaque é a exposição temporária Essa nossa canção, que ficará em cartaz no Museu até o fim de março. A mostra apresenta a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de experiências imersivas e audiovisuais.

Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Carnaval do Museu da Língua Portuguesa

Oficina de Balangandã
Dia 10 de fevereiro (sábado), às 13h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Baile da Melhor Idade Carnaval

Dia 22 de fevereiro (quinta-feira), às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Karaokê Infinito
A partir de 3 de fevereiro (sábado), de terça a sábado, das 10h às 17h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Falas do Corpo
A partir de 8 de fevereiro, às quintas-feiras, das 14h às 16h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Plataforma Conexões
Inscrição até 29 de fevereiro (quinta-feira)
No site do IDBrasil
Grátis

Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
Na Quarta-Feira de Cinzas, das 12h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet

O post Museu da Língua Portuguesa tem Carnaval e karaokê em fevereiro apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp