05/12/2023 às 14h35min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h02min

Dezembro Laranja

Santa Casa de Mauá
Divulgação

No mesmo mês do início do verão, também acontece a campanha Dezembro Laranja, que conscientiza a população para a prevenção do câncer da pele e a importância do diagnóstico precoce. De acordo com o dermatologista Antônio Lui, do Hospital Santa Casa de Mauá, a ação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenir o câncer de pele, que é o tumor com maior incidência no Brasil. “Por essa razão, as consultas dermatológicas devem fazer parte do check-up anual de todas as pessoas”, recomenda o especialista.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele mais frequente no Brasil é o não melanoma e corresponde a cerca de 30% dos tumores malígnos no país.

A doença ocorre a partir do crescimento anormal das células da pele e pode ser melanoma, de alta gravidade e caracterizado por uma pinta em tons castanhos, que pode sangrar e se espalhar para outros órgãos.

Já o não melanoma pode ser: carcinoma basocelular, mais comum na face, nas orelhas e nos ombros, lesões com borda mais elevada e cor avermelhada, e o carcinoma espinocelular, que atinge qualquer região do corpo. Tem aparência endurecida e a ferida não cicatriza. Ambos são mais comuns em pessoas de pele clara, que se expuseram por longos anos ao sol e sem proteção adequada.

“Apesar das taxas de mortalidade, se diagnosticados precocemente, todos os tipos de câncer de pele, apresentam taxas de cura de mais de 90%. Portanto, ao notar uma pinta, mancha ou verruga é importante procurar um médico para o diagnóstico”, orienta o dermatologista Antônio Lui.

O tratamento pode variar de acordo com o tipo de câncer. No caso do não melanoma é tratado por meio cirúrgico, além de radioterapia e quimioterapia. Já o melanoma varia de acordo com o estágio da doença.

Além da exposição aos raios solares, a pré-disposição ao câncer de pele pode ser hereditária, por queimaduras solares graves, pela exposição em cabines de bronzeamento artificial, dentre outros. Sem os devidos cuidados e prevenção, o câncer de pele pode atingir qualquer pessoa.

Entre os principais cuidados está o uso do protetor solar e sua reaplicação após transpiração excessiva ou longos períodos dentro d´água; evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas; usar chapéu, boné, óculos de sol e roupas com proteção UV.

Vale lembrar que o protetor solar também previne contra o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Além disso, o seu uso e os demais cuidados são recomendados mesmo em dias nublados, já que o mormaço também queima a pele.

Imagens aqui

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp