04/12/2023 às 14h45min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h01min

Dicas de revisão em motos que fazem a diferença

por Hiromori Mori*

Por assessoria de imprensa
Divulgação

As motos desempenham um papel essencial no transporte individual e profissional em grandes centros urbanos do Brasil. Manter esses veículos em bom estado não apenas garante a segurança dos motociclistas como contribui para economizar combustível e reduzir emissões de poluentes e os custos de operação. 

Desde a simples calibragem dos pneus até a inspeção das velas e de outros componentes importantes recomendados pelo fabricante, há várias recomendações de revisão em motos que podem fazer toda a diferença.

Por exemplo: substitua as velas de ignição de acordo com a recomendação do fabricante da motocicleta. Adiar a troca das velas pode sobrecarregar o sistema de ignição e resultar em aumento no consumo de combustível e nas emissões de gases de efeito estufa e danos em outros componentes.

Outra dica: evite jatos d’água sob alta pressão no sistema de ignição. A água é condutora de eletricidade e pode ocasionar falhas e oxidação nos componentes do sistema de ignição.

Evite também o uso de produtos químicos agressivos durante a lavagem da moto. Esses produtos podem danificar o metal e as borrachas, levando à degradação, oxidação, manchas nos metais e até mesmo falhas no sistema de ignição.

Ao inspecionar ou trocar as velas de ignição, observe o aspecto da queima e a fuligem negra. Uma fuligem negra indica uma mistura rica de ar e combustível, exigindo uma revisão do sistema de alimentação da moto. No momento da instalação, a vela deve ser instalada com o torque de aperto correto.

Por fim, aplique a vela correta para a sua motocicleta. Existem ferramentas online de consulta rápida para encontrar o produto certo para sua fiel escudeira. 

Além das dicas, vale destacar que os motociclistas profissionais devem ser especialmente diligentes dada a natureza do uso intensivo da moto. O alto consumo de combustível, eventuais falhas no equipamento e a falta de manutenção constante podem afetar significativamente os custos operacionais e causar danos físicos.

É importante lembrar que os pneus das motos têm um impacto direto no consumo de combustível. O desenho da banda de rodagem, em particular, desempenha um papel crucial. Há pneus específicos para cada tipo de motocicleta, com diferentes características de borracha e desenho de banda de rodagem.

No fim do dia, investir tempo e esforço na manutenção preventiva prolonga a vida útil do veículo, gera menos gastos no longo prazo e minimiza o risco de acidentes. Lembre-se de que cuidar de sua moto é cuidar de si mesmo, do meio ambiente e, em muitos casos, do seu instrumento de trabalho. Com essas práticas em mente, o motorista pode, enfim, desenvolver uma pilotagem mais segura e econômica.

*Hiromori Mori é consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp