04/12/2023 às 17h27min - Atualizada em 04/12/2023 às 20h02min

Saiba como cuidar das roupas usadas para fazer exercícios

Especialistas dão dicas para manter as roupas preservadas após excessos de exercícios e estímulos que aumentam a sudorese - Foto: Aurélio Alves/Agência LK

LK
Agência LK
Divulgação
Os amantes de esportes, adeptos a vida saudável e exercícios físicos constantes sofrem com o excesso de suor nas roupas. Não importa a estação, praticar algumas atividades, mesmo com roupas adequadas, causa sudorese e pode diminuir o tempo de uso das peças. Para simplificar o cuidado e fazer a diferença, Christina Campos, coordenadora química dos produtos do Grupo Raymundo da Fonte, como os Lava Roupas e Amaciantes Sonho, fala sobre os cuidados necessários na hora da lavagem.

Ela indica que a temperatura da água é um ponto de atenção. A lavagem a quente é mais eficaz na remoção das manchas, onde a temperatura auxilia no mecanismo de atuação das enzimas. Porém, a lavagem a frio também é bastante satisfatória para sujeiras que não sejam tão difíceis de remoção.

A química também relata as substâncias que não podem faltar no sabão e ajudam na hora de tirar o suor das roupas. “Além da estrutura primária do detergente (tensoativos, alcalinizantes,builders), as enzimas(especificamente as proteases) atuam nas manchas proteicas, como sangue e suor ,que tendem a se aderir às fibras dos tecidos. Elas são necessárias para auxiliar na remoção completa das sujidades do tecido”, explica Christina.



Ela ainda ressalta que existem no mercado Detergentes em pó e Líquidos específicos para roupas esportivas. Inclusive a Brilux possui na sua linha o "Lava Roupas Líquido Brilux Sports", que além dos componentes já citados, possui em sua composição a tecnologia de controle anti odor, originada da fragrância que elimina odor de suor e mofo .


Ela ainda  destaca a necessidade de uso do amaciante para conservar a qualidade dos fios por mais tempo, além de promover maciez e perfumação aos tecidos. O produto age como um auxiliar no cuidado com as roupas. “Ao amaciar as roupas, o produto imprime proteção à fibra. O ideal é utilizar um amaciante que possua um agente específico para isso na composição. No caso do Amaciante Sonho 5 em 1, existe um aditivo na sua composição com ação anti-redepositante, que cria uma barreira de proteção nos tecidos. Isso impede que a sujeira se deposite novamente nos tecidos e evita o efeito encardido, mantendo as cores vivas por mais tempo”, recomenda Christina Campos, coordenadora química das marcas.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp