04/12/2023 às 17h31min - Atualizada em 04/12/2023 às 20h02min

Itapevi intensifica campanha de combate à AIDS em dezembro

Prefeitura distribui preservativos e realiza testes rápidos para HIV

Emilly Santos
Divulgação PMI
Divulgação PMI
O mês de dezembro é dedicado ao combate ao HIV, vírus que pode causar a AIDS. No Brasil, a campanha “Dezembro Vermelho” foi instituída pela Lei nº 13.504/2017. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento do HIV e da AIDS.
 
Durante todo mês de dezembro, a Prefeitura de Itapevi realiza diversas ações como distribuição de preservativos e realização de testes rápido de HIV. A proposta ainda é falar sobre o HIV e a AIDS e para promover a conscientização sobre essa importante questão de saúde pública. 

Simples e gratuitos, os testes rápidos para HIV e Sífilis são oferecidos pela prefeitura em todas as unidades de saúde do município, além de acompanhamento especializado sobre o assunto com profissionais de saúde.

A intensificação da testagem rápida acontece sob livre demanda em todas as Unidades da Atenção Básica (UBSs e USFs), de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é comemorado em 1º de dezembro. A data foi escolhida para lembrar a data em que o primeiro caso de AIDS foi relatado, em 1º de dezembro de 1981.

Testagem positiva
O exame rápido possui três etapas e demora aproximadamente 30 minutos. Primeiro, é preenchida a ficha de atendimento, em seguida o paciente realiza o teste, por último, a entrega do resultado e o aconselhamento. Todo processo é mantido em sigilo. 
No momento da entrega do resultado positivo é feito o acolhimento pela enfermeira e oferecido o tratamento no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que está funcionando provisoriamente no CRSM, na Rua José Michellotti, 194, Cidade Saúde, ao lado do Pronto-Socorro Central.

O SAE é responsável pelo tratamento e acompanhamento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis e outras doenças infecto contagiosas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
 
Ao ser diagnosticado com HIV, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível. O tratamento para HIV é eficaz e permite que as pessoas com o vírus vivam uma vida longa e saudável. Vale reforçar que a AIDS não tem cura, mas é uma doença tratável.
 
Sobre o HIV
É um vírus que pode ser transmitido por contato com sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno e fluidos corporais durante relações sexuais, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas e agulhas, da mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
 
Cuidados
– Usar preservativo em todas as relações sexuais. O preservativo é o método mais eficaz para prevenir a transmissão do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
 
– Usar luvas para contato com sangue ou fluidos corporais. Essa medida é importante para profissionais de saúde, cuidadores de pessoas com HIV e pessoas que trabalham com animais.
 
AIDS no Brasil e no mundo
De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em 2022 havia 39 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo. No Brasil, estima-se que 1,1 milhão de pessoas vivem com HIV. Desse total, 820 mil são adultos (15 anos ou mais).

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369  
Marco Berringer – [email protected] – (11) 99393-3088
Edgard Léda – [email protected] - (11) 97254-1878
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp