01/12/2023 às 13h30min - Atualizada em 02/12/2023 às 00h00min

Vacinas e infecção pós-covid, obesidade e saúde mental são temas no 5º Congresso e da 21ª Jornada de Pediatria Unimed Ribeirão

Verbo Nostro
Verbo Nostro
foto de Rafael Fernandes.
Após interrupção no período da pandemia do coronavírus, o 5º Congresso e a 21ª Jornada de Pediatria da Unimed Ribeirão Preto voltam a ser realizados, em formato 100% presencial, com participação de mais de 30 médicos especialistas em saúde infantil na programação oficial. A programação teve início no dia 30 de novembro e segue até o próximo sábado (2), no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos, 999).

Voltados para médicos das redes pública e privada, residentes, estudantes de graduação e pós-graduação, o Congresso e a Jornada trazem ampla programação científica, abordando aspectos diversos da saúde de crianças e adolescentes em sete mesas redondas, seis conferências, dois simpósios e discussão de casos clínicos. “A comissão organizadora trabalhou de forma bastante direcionada para reunir assuntos sensíveis dentro do universo da Pediatria e garantir a presença de palestrantes nacionalmente renomados em cada assunto”, comenta o médico Álvaro Afonso Truíte, presidente do Congresso e da Jornada e integrante da Comissão Científica do evento.

médico Álvaro Afonso Truíte, presidente do Congresso e da Jornada e integrante da Comissão Científica do evento.

Ao todo, os participantes do 5º Congresso e da 21ª Jornada e do de Pediatria da Unimed de Ribeirão Preto contam com mais de 40 atividades. A agenda completa pode ser conferida pelo link da jornada.  

Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da Unimed Ribeirão Preto, comenta que dois eventos reúnem localmente um polo de excelência na área – tanto no que confere a pesquisas científicas como nos casos clínicos. “Esse encontro traz em Ribeirão Preto uma oportunidade de troca de conhecimentos muito produtiva para a constante evolução e aprimoramento da especialidade na cooperativa médica, o que possibilita o melhor atendimento ao público infantil”, destaca.

Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da Unimed Ribeirão Preto

Temáticas
Entre os temas selecionados, a obesidade infantil é um dos destaques. “Este hoje é um problema de saúde pública. Dados recentes da Sociedade de Nutrição mostram que em Ribeirão Preto há quase 14 mil crianças obesas e obesas mórbidas”, aponta o médico Evandro Luís da Cunha Oliveira, cirurgião pediátrico com pós-doutorado em obesidade infantil e também integrante da comissão científica. Segundo ele, o brasileiro ainda convive com o tabu de que a criança vai emagrecer quando crescer. “E isso não é verdade. Obesidade é uma condição severa e que não espera a vida adulta para apresentar manifestações clínicas, com complicações de saúde bastante graves”, enfatiza.

Autismo e saúde mental de crianças e adolescentes são outros assuntos concorridos. “Os casos de autismo diagnosticados têm aumentando muito. Por isso, a jornada propõe um tratamento profundo sobre a questão”, pontua Álvaro Truíte. A saúde mental terá destaques para violência e suicídio na adolescência. Outro viés do debate é a prescrição exagerada de antibióticos para crianças. “O uso indiscriminado desses medicamentos podem tornar as bactérias resistentes a eles, além de não ajudar na solução do problema”, explica o pediatra.

O presidente do evento também lembra a atenção à saúde mental do médico na pandemia e na pós-pandemia, assunto que foi tema da palestra inaugural da jornada. “Este é um tema muito importante, mas é raro os congressos tratarem disso”.

Alergias, intersexo e transgêneros e uso excessivo de telas na infância atual são outras questões que integram a programação da 21ª Jornada de Pediatria Unimed.

Especialidade para pacientes até 18 anos
A Pediatria tem recorte peculiar em relação ao público que lida. “É muito equivocada a visão de que criança é um adulto em miniatura. Criança é um ser em desenvolvimento, com metabolismo e patologias totalmente diferentes do adulto e que deve ser sempre monitorada apenas por pediatras”, enfatiza o médico Valdir Vitor Santos, que compõe a comissão científica do evento e coordena   a mesa redonda sobre Vacinas, além de ser mediador da conferência sobre Infecções Pediátrias pós-covid.

O cirurgião pediátrico Álvaro Cunha reforça que em cada etapa da vida, a criança tem suas particularidades, o que o Congresso e a Jornada abordam com profundidade. 

Impacto na população
Oferecer aos médicos e médicas pediatras um encontro com debates e trocas para estarem em dia com as novidades da área, as possibilidades inovadoras de tratamentos e a revisão de abordagens clínicas. Esse é o foco do Congresso e da Jornada de Pediatria Unimed, visando, em última instância, o atendimento direto à população, seja pela via pública ou particular.

Para o médico Valdir Santos, a programação é de vital importância porque traz reciclagem e aperfeiçoamento, permitindo, inclusive, que sejam estabelecidos protocolos pediátricos na cooperativa, com redução de custos e melhor atendimento aos clientes”. “O evento traz o que há de mais novo e atualizado em várias áreas da Pediatria e isso, por si só, acaba refletindo na forma como os pacientes são atendidos”, emenda Álvaro Cunha. 

Cidade referência em Pediatria
Os médicos envolvidos na Jornada Pediátrica da Unimed Ribeirão Preto são unânimes em relação à qualidade da Pediatria que é praticada na cidade. “Ribeirão Preto tem o privilégio de ter excelentes médicos pediatras de maneira geral e se beneficia tanto pelo número de profissionais da especialidade, como pela excelência deles”, fala Evandro Cunha. “Formamos um dos maiores polos de atendimento pediátrico no Estado de São Paulo, sendo, inclusive, referência por alojar o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, que congrega pesquisa, atendimento intensivo e de emergência, vacinologia e imunização”, destaca Vitor Santos. “Tanto no serviço público, como na rede privada, a Pediatria em Ribeirão Preto é de excelente qualidade. E a função da Jornada e do Congresso é, cada vez mais, capacitar o médico para que ele faça a melhor Medicina Pediátrica possível no setor onde ele atua”, completa Álvaro Truíte.

SERVIÇO
Evento: 5º Congresso e 21ª Jornada de Pediatria da Unimed Ribeirão Preto
Data e local: 30/11 a 02/12 | Centro de Convenções de Ribeirão Preto (rua Bernardino de Campos, 999 - Centro)
Inscrições e programação:
https://www.oxfordeventos.com.br/agenda/v-congresso-de-pediatria-e-21a-jornada-de-pediatria-unimed-ribeirao-preto.
Programação completa:
https://jornadas.unimedribeirao.com.br/programacao--21-jornada-de-pediatria

Fontes
- Dr Álvaro Afonso Truíte: presidente da 21ª Jornada de Pediatria Unimed e do 5º Congresso de Pediatria Unimed Ribeirão Preto. Graduação e residência em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-RP), pós-graduado em Nutrição Pediátrica pela Faculdade de Medicina de Boston (Estados Unidos).

- Dr Evandro Luís da Cunha Oliveira: cirurgião pediátrico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-RP), pós doutorado em obesidade infantil. Integra a Comissão Científica do evento.

- Dr Vitor Valdir Santos: graduação e residência em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-RP), atuante no setor público por 27 anos, ex-presidente da Regional Ribeirão Preto da Sociedade de Pediatria de São Paulo, ex-diretor clínico da Unimed 24h, e ex-representante da Pediatria no Conselho de Especialidades. Integra a Comissão Científica do evento.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto
Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed oferece aos seus clientes serviços de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 1.000 médicos e possui serviços próprios para atendimento a cerca de 170 mil clientes, além de outros 30 mil atendidos em sistema de intercâmbio com as outras Unimeds: Hospital Unimed, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, pronto atendimento, laboratórios,  ambulâncias e o Centro de Atenção à Saúde Alto da Semar (CAS), em Sertãozinho, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp