28/11/2023 às 15h43min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h00min

Hospitais mineiros utilizam musicoterapia para auxiliar o desenvolvimento de bebês prematuros

A ação acontece em UTIs Neonatais e Pediátricas de unidades da Hapvida NotreDame Intermédica

Interface Comunicação
Divulgação

Presente em todas as regiões do Brasil, a Hapvida NotreDame intermédica realiza, desde 2014, o Momento Soninho, programa de acolhimento que une elementos terapêuticos para proporcionar um ambiente sereno e confortável para recém-nascidos internados nas UTIs Neonatais. A iniciativa acontece diariamente nas unidades hospitalares da companhia espalhadas pelas cinco regiões do Brasil. 

Em Minas Gerais, o projeto está sendo realizado em Belo Horizonte, na UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Octaviano Neves e na UTI Pediátrica do Hospital Vera Cruz; em Uberlândia, nas UTIs Pediátrica e Neonatal do Hospital Madrecor; em Poços de Caldas, no Hospital Poço de Caldas; e em Divinópolis, no Hospital Santa Mônica. 

A iniciativa aprimora o quadro de saúde e auxilia o ganho de peso dos pequeninos. A ação é uma união entre os Projetos Psiu e Momento Soninho do Bebê. O Projeto Psiu surgiu no Hospital e Maternidade Santa Mônica, em Divinópolis, em 2020. Já o Projeto Momento Soninho do Bebê teve a sua realização inicial no Hospital Antônio Prudente, em 2014, sendo implementado, também, em agosto de 2017, na inauguração da Maternidade Eugênia Pinheiro, em Fortaleza.

“Aproveitamos o Novembro Roxo, mês da prematuridade, para reforçar essa importante iniciativa, que oferece um cenário ainda mais acolhedor para os bebês recém-nascidos e suas famílias por meio de uma experiência de conforto, silêncio e tranquilidade”, informa a diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar da Hapvida NotreDame Intermédica, Franciane Gonçalves. 

Como funciona – A ação promove um momento de conforto, silêncio e tranquilidade para os bebês recém-nascidos, por meio da redução de ruídos e a baixa da iluminação local. A estratégia, combinada ao efeito terapêutico da musicoterapia, proporciona um ambiente acolhedor e conciliador do sono, auxiliando, principalmente, no desenvolvimento de bebês prematuros. 

“Apesar de necessária para alguns recém-nascidos, a UTI tem barulhos e movimentações que podem ser bastante estimulantes para o bebê, causando estresse. Tendo isso em vista, o Momento Soninho foi pensado para proporcionar um momento com redução de ruídos, luminosidade e agitação, favorecendo o repouso”, explica a diretora.

Para isso, as UTIs neonatais separam, todos os dias, um momento para o descanso dos recém-nascidos, com iluminação e playlist especiais. A movimentação na área é reduzida para que os bebês tenham esse tempo de conforto e, segundo Franciane, esse instante de tranquilidade tem influenciado positivamente os pequenos pacientes nas unidades.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 66 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp