28/11/2023 às 18h06min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h00min

Dormir bem é o segredo para uma vida saudável

Colchão e travesseiros certos, quantidade de horas ideais para dormir, desempenham um papel na saúde da coluna, no peso e geram bem-estar geral

Luciana Vitale
Máxima Assessoria de Imprensa
Divulgação
Ter uma boa noite de sono é mais do que simplesmente descansar; é uma necessidade fundamental para a saúde e o bem-estar. Estudos revelam que a quantidade adequada de sono desempenha um papel significativo no corpo como um todo, ajudando principalmente na saúde da coluna e do peso.
A quantidade de sono necessária pode variar de pessoa para pessoa, mas em média, os adultos devem mirar entre 7 a 9 horas de sono por noite para um funcionamento ótimo. O doutor Maurício Martelletto, cirurgião e ortopedista da Clínica Pró-Movimento, enfatiza que a hora do sono precisa ser um ponto de atenção: “Quando dormimos, a coluna passa por diferentes estágios de relaxamento e recuperação, o que é essencial para manter sua saúde e funcionalidade”, explica.
Durante o sono, a coluna vertebral é beneficiada de várias maneiras que impactam em todo o organismo, explica o especialista:
Relaxamento Muscular: À medida que adormecemos, os músculos ao redor da coluna vertebral relaxam, aliviando a tensão que podem ter acumulado durante o dia. Isso permite que os discos intervertebrais se reidratem, recuperando parte da sua altura e elasticidade.
Alinhamento Postural: Encontrar uma posição de sono confortável é importante para manter o alinhamento adequado da coluna. Usar um colchão e travesseiro adequados ao seu tipo de corpo e preferências de sono pode ajudar a manter uma postura adequada durante o sono.
Reparação e Crescimento: Durante o sono, o corpo realiza processos de reparação e crescimento, incluindo a regeneração de células e tecidos. Isso também se aplica aos discos intervertebrais, que podem se recuperar de pequenos danos durante a noite.
Alívio de Dores: Para pessoas que sofrem de dor nas costas ou no pescoço, o sono adequado pode ajudar a aliviar temporariamente a dor, pois os músculos relaxam e a pressão sobre as estruturas da coluna diminui.
Posição: É importante ressaltar que a qualidade do sono e a posição de dormir desempenham um papel significativo na forma como a coluna vertebral é afetada durante o sono. Dormir em uma posição inadequada ou em um colchão de má qualidade pode causar ou agravar problemas na coluna.

Dr Maurício Martelletto – Ortopedia e Traumatologia CRM:72348/SP SBC:7166 Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia -  Instagram: @clinicapromovimento
Outro alerta do ortopedista é que dormir mal ou não obter a quantidade suficiente de sono pode ter um impacto negativo na regulação do peso. Algumas razões pelas quais isso acontece incluem é o Desequilíbrio Hormonal, a falta de sono pode afetar os hormônios que regulam o apetite, levando a desejos por alimentos ricos em calorias e carboidratos. Outro fator é a Redução do Metabolismo, porque, quando o corpo não descansa adequadamente, o que torna mais difícil queimar calorias. E a Fadiga, que é resultante de noites mal dormidas e pode levar a uma diminuição na atividade física e na escolha de alimentos menos saudáveis.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp