11/05/2021 às 14h37min - Atualizada em 11/05/2021 às 14h37min

Curta! exibe filmes sobre Getulio e João Goulart nesta semana

Da Redação
Divulgação
Esta semana, o canal Curta! apresenta conteúdos especiais para quem gosta de história do Brasil. As trajetórias de dois presidentes que marcaram a política nacional durante o século 20 estarão na programação através de uma ficção baseada na realidade e de um documentário.

A cinebiografia “Getúlio”, de João Jardim, traz o ator Tony Ramos na pele de uma das personalidades mais controversas e, ao mesmo tempo, importantes desde a Proclamação da República: Getúlio Vargas. O filme narra os acontecimentos dos últimos meses de vida do estadista, a partir da crise gerada após o episódio conhecido como “atentado da Rua Tonelero”. A tentativa de assassinato do adversário político de Vargas, o jornalista Carlos Lacerda, acaba por vitimar seu segurança particular e é o estopim de uma série de fatos que culminam no suicídio de Vargas. A exibição é na Quarta do Cinema, 12 de maio, às 22h

Já em “Jango”, documentário de Silvio Tendler, é retratado um período turbulento da história recente brasileira: a queda de João Goulart, presidente democraticamente eleito, após um golpe militar que iniciaria uma ditadura de mais de 20 anos. O longa é recheado de imagens de arquivo e entrevistas com figuras pessoalmente envolvidas naquele episódio histórico, como Leonel Brizola, Celso Furtado, Afonso Arinos e Frei Betto. O filme mostra também o funeral do presidente, morto durante o exílio, cuja divulgação fora censurada na época. A trilha sonora é de Milton Nascimento e Wagner Tiso. A exibição é na Sexta da Sociedade, 14 de maio, às 20h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp