07/11/2023 às 00h00min - Atualizada em 07/11/2023 às 00h00min

São José arrecadou mais de 58,9 toneladas de vidro neste ano, diz prefeitura

O programa de reciclagem de vidros, lançado em fevereiro deste ano pela Prefeitura de São José em parceria com a Granfpolis (Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis), foi responsável pelo recolhimento de mais de 58,9 toneladas de material nos 32 pontos de coleta espalhados pelo Município. O vidro coletado e pesado somente no mês de outubro, para esvaziamento dos contentores, que continuam nos mesmos locais para que a população faça o descarte de forma correta totalizou mais de 12,5 toneladas do material segue o caminho da reciclagem.

“Os números demonstram claramente a importância do projeto e da reciclagem, que neste caso específico estimula o descarte correto do vidro. São toneladas de material que deixaram de ser encaminhadas para o aterro sanitário e que, por sua vez, vão gerar outras toneladas de vidro novo que serão produzidas sem a utilização de recursos naturais”, destaca o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM) da Granfpolis, Marius Bagnati.

Ele complementa: “embora estejamos com somente 8 meses de sua implantação, o projeto já apresenta números importantes para o meio ambiente e uma economia da prefeitura. Uma redução de volume no aterro e a redução da emissão de CO2 (gás carbônico) na atmosfera, pelo reuso do vidro na indústria”.

Marius lembra que o vidro é um material que pode ser reciclado infinitamente sem perder sua qualidade, tornando-o uma opção sustentável para a produção de novos produtos. Para que esse processo de reciclagem seja possível, é necessário que haja uma coleta seletiva adequada, separando o vidro dos demais materiais.

O investimento de R$ 3,7 milhões foi feito pela empresa Massafix, que tira o ônus do Município quanto à confecção, instalação e coleta dos vidros depositados. Em São José, o projeto prevê a instalação de 60 contentores.

O que pode ser descartado:

Garrafas de vinho, água, azeite, frascos, copos, potes e garrafões de vidro no geral podem ser colocados nos contentores.

O que não pode ser descartado:

Não podem ser descartados nestes locais: cristais, porcelana, cerâmica, louças, espelhos, vidros de automóveis, telas de TV, vidros de medicamentos e lâmpadas. Caso tenha alguma dúvida, leia as instruções que estão disponíveis nos contentores.

Reciclagem

A estimativa do setor é de que 75% do vidro consumido no Brasil vai para aterros sanitários – apenas 25% segue para a reciclagem. Um detalhe importante é que o vidro é 100% reciclável: um quilo de cacos é suficiente para a produção de um quilo de vidro novo.

Além disso, a utilização de cacos na produção de novas embalagens proporciona redução no consumo de energia, na extração de recursos naturais e na emissão de dióxido de carbono (CO2). Como exemplo, a cada 10% de cacos utilizados na produção de vidro, é possível reduzir 5% de CO2 e 2,5% de consumo de energia no processo de fabricação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp