30/10/2023 às 15h36min - Atualizada em 30/10/2023 às 20h00min

Mamografia 3D é mais eficaz na detecção do câncer de mama

Estudo revela aumento de 48% na detecção de tumores invasivos por meio desta tecnologia, ajudando o diagnóstico do câncer que mais mata mulheres no Brasil

Fujifilm
Fujifilm
Fujifilm
Mamografia 3D é mais eficaz na detecção do câncer de mama
Estudo revela aumento de 48% na detecção de tumores invasivos por meio desta tecnologia, ajudando o diagnóstico do câncer que mais mata mulheres no Brasil

Divulgação Fujifilm:  exame de mamografia em 3D com tomossíntese apresentando massa hiperdensa durante rastreamento médico.
São Paulo, outubro de 2023 - A tomossíntese, conhecida como mamografia 3D, é um exame de rastreamento que proporciona uma visão tridimensional detalhada da mama, por isso, é mais eficaz na detecção do câncer. A tecnologia apresenta benefícios significativos em termos de precisão e redução de falsos positivos, conforme pesquisas científicas, contribuindo para o diagnóstico precoce. A última estimativa do Instituto Nacional do Câncer (2023) é de 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Um estudo realizado pela Universidade de Munster, da Alemanha, e publicado pela revista científica Lancet Oncology, revela que há um aumento de 48% na capacidade de detecção de tumores invasivos quando a tomossíntese é utilizada em conjunto com a mamografia tradicional, tornando-a mais precisa do que o exame tradicional.
Tecnologia aprimorada
A tomossíntese oferece uma visão aprimorada da mama, permitindo que radiologistas identifiquem lesões mamárias de maneira mais acurada. “Esta abordagem tridimensional reduz a sobreposição de tecido mamário, tornando mais fácil a detecção de pequenos tumores e lesões suspeitas, muitas vezes imperceptíveis em mamografias tradicionais. Isso é muito relevante, considerando-se que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, incluindo o Brasil,” afirma Josemaria Pereira de Francesco, especialista de produtos Raio-X da Fujifilm.
O exame também demonstra uma significativa redução na taxa de falsos positivos em comparação com a mamografia convencional. Isso não apenas ajuda a evitar procedimentos invasivos desnecessários, mas também proporciona às pacientes uma maior tranquilidade durante o processo de triagem.
Além disso, ao ser realizada usando a mesma máquina de mamografia de rotina, a tomossíntese se torna o procedimento mais eficiente e minimiza o desconforto para as pacientes. Isso significa que as mulheres podem continuar a realizar seus exames de rastreamento de maneira conveniente e com maior confiança nos resultados.
“Com base na crescente evidência científica, a tomossíntese está ganhando reconhecimento como um avanço significativo na detecção precoce do câncer de mama. É importante que as mulheres discutam com seus médicos a possibilidade de realizar a tomossíntese como parte de seu check-up anual”, complementa a especialista.
À medida que a tecnologia e a pesquisa continuam a evoluir, espera-se que a tomossíntese desempenhe um papel cada vez mais importante na detecção precoce e no tratamento bem-sucedido do câncer de mama.
Sobre a Fujifilm Brasil
Fundada em 1958, a FUJIFILM do Brasil Ltda, subsidiária da FUJIFILM Holdings América Corporation, atua nos segmentos de Imagem, Saúde e Soluções para Negócios com o propósito de inovar sempre, oferecendo produtos e soluções que impactem de forma positiva a cultura, ciência, tecnologia e indústria de nosso país. Nosso amplo portfólio reflete uma das mais consolidadas empresas do mercado e visa o valor social e a melhoria contínua na saúde, na expressão e na vida dos brasileiros. Quer saber mais visite www.fujifilmholdings.com.

Contato Imprensa | Máquina CW
[email protected]

Maria Eduarda
[email protected]
(11) 97483-5117

Tiago Varella
[email protected]
(11) 98602-0004

Gabriela Faria
[email protected]
Tel: (11) 96077-3510



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp