27/10/2023 às 11h45min - Atualizada em 29/10/2023 às 00h00min

O poder da atividade física na prevenção e tratamento do câncer de mama

Bio Ritmo convida Dra. Maria Carolina Soliani, ginecologista e mastologista para explicar o tema

Assessoria de Imprensa
Divulgação

O câncer de mama é a neoplasia mais incidente no sexo feminino. Cerca de uma em oito mulheres enfrentarão essa doença em algum momento da vida. No entanto, o câncer de mama pode ser prevenido e ter grandes chances de cura quando seguimos algumas regras. A Bio Ritmo, rede de academias high end, convidou a Dra. Maria Carolina Soliani, ginecologista e mastologista para explicar um pouco mais sobre esse nosso poder de prevenção. 

“O risco existe para todas as mulheres. Esse câncer está diretamente relacionado ao estímulo hormonal que a gente têm nas mamas ao longo da nossa vida, e isso não conseguimos mudar. Mas existem fatores que conseguimos interferir e que impactam significativamente na redução desse risco. Um estilo de vida, com nutrição adequada, atividade física regular e exames anuais são a chave para uma boa prevenção, e por isso  temos que escolher essa forma saudável de viver”, comenta a Dra. 

Poder de prevenção
Desde da década de 90, muitos estudos demonstraram a importância da atividade física na prevenção de alguns tipos de câncer. Em relação ao câncer de mama, já é possível quantificar uma redução da doença de 20 a 40% em pacientes que praticam alguma atividade física. Além disso, o sedentarismo aumenta em 104% o risco de evolução da doença e, por isso, é muito importante praticar exercícios e ter uma vida mais ativa. 

“Durante o exercício, liberamos ocitocinas, que tem um papel imune e de redução de inflamação e isso tem um papel direto na relação do desenvolvimento e progressão do câncer de mama”, ressalta a mastologista. 

Tratamento
Tanto ao longo do tratamento quanto depois,  é ideal manter a frequência das atividades físicas entre três a cinco dias na semana, para uma melhora expressiva. Existem outros estudos que mostram que um bom estilo de vida ajuda a diminuir o crescimento tumoral, incidindo num controle local da doença.

“É importante frisar que é preciso fazer todos os tratamentos complementares e oncológicos, não é só a atividade física que vai melhorar. Mas ela, junto com uma alimentação balanceada, com alimentos menos inflamatórios, é um adjuvante excelente”, explica. 

Diagnóstico 
Outro importante fator que pode ajudar muito no tratamento do câncer de mama é o diagnóstico precoce. Estudos mostram que pacientes que descobrem a doença precocemente têm chance de cura de 95%. Para isso, é necessário fazer os exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. Além disso, a Dra explica que também é preciso conhecer as próprias mamas. 

“Após a menstruação é um momento ideal para tocar nas suas mamas e ver se tem algo diferente e procurar sempre o médico para tirar dúvidas. Quando conseguimos descobrir precocemente a gente consegue de fato entregar cura para os pacientes e isso salva vidas”, finaliza a ginecologista.
 

Sobre a Bio Ritmo
Com mais de 26 anos de história, Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp