26/10/2023 às 18h54min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h00min

Primeira usina de biometano 100% off grid do país entra em operação em São Paulo

Iniciativa do Grupo Multilixo, a planta fica localizada em Jambeiro

PinePR
Crédito de divulgação Grupo Multilixo

 

Estima-se que o mercado de biogás no Brasil deve atingir R$ 40 bilhões em 2030, aponta a consultoria McKinsey. Em crescimento no país e com diversas possibilidades de aplicação, o biocombustível além de contribuir para a neutralidade de carbono também possibilita a substituição de combustíveis provenientes de fontes não renováveis (petróleo, carvão mineral ou gás natural), por combustível limpo. Atento a esse cenário, o Grupo Multilixo, hub completo de soluções ambientais que promove e estimula a economia circular, iniciou a operação da primeira usina de biometano 100% “off grid” do País, localizada em Jambeiro.  

O processo acontece da seguinte maneira: os resíduos sólidos urbanos são destinados para aterros sanitários, que são construídos de acordo com uma série de protocolos ambientais. A partir da decomposição da matéria orgânica presente nos resíduos depositados no aterro sanitário ocorre a produção de biogás, o qual é constituído principalmente por gás metano. O biogás é captado e encaminhado para purificação na usina, onde é transformado em biometano. Essa atividade impede a emissão do gás metano para a atmosfera, extremamente prejudicial para o aquecimento global. 

De acordo com a ABiogás (Associação Brasileira do Biogás), a produção de biometano pode chegar a 30 milhões de m3/dia até 2030, o que representa um aumento expressivo da capacidade atual. “O desenvolvimento sustentável não é apenas uma ideia, é uma necessidade. Aqui no Grupo Multilixo estamos sempre atentos ao mercado e como podemos seguir trabalhando por um futuro melhor através da valorização de resíduos. Esperamos crescer 20% a produção de biometano em 2024 com nossa usina UTGR, visando atender essa demanda de mercado”, explica Lucas Urias, Gerente de Novos Negócios do Grupo Multilixo. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp