25/10/2023 às 15h40min - Atualizada em 26/10/2023 às 00h02min

Pesquisa revela que o treinamento é a prioridade do RH nas empresas

Levantamento da Flash também aponta que recrutamento & seleção é essencial para a área de Recursos Humanos

Alice Gomes de Almeida
Flash
Divulgação Assessoria de Imprensa

São Paulo, 25 de outubro de 2023: A Flash People, unidade de negócios de Gestão de Pessoas da Flash, conduziu uma pesquisa abrangente que trouxe à tona uma constatação que vem sendo amplamente defendida pelo setor de Recursos Humanos (RH) nas empresas. A análise mostra que o treinamento é a prioridade indiscutível da área. Com base nos resultados desse levantamento, fica claro por que esta continua sendo uma questão importante para o sucesso das organizações.

A pesquisa, que contou com a participação de 192 indivíduos, entre CEOs (20%), fundadores (28%) e profissionais de RH (52%), abordou uma ampla gama de posições, incluindo gerentes (55%), coordenadores (17%), diretores (16%), analistas (8%) e especialistas (4%). Além disso, as empresas pesquisadas eram igualmente diversas em termos de tamanho, com 36% delas tendo até 100 colaboradores, 13% entre 101 e 300, 32% entre 301 e 3.000, e 16% com mais de 3.000 colaboradores. Setores diversos também foram representados, com destaque para serviços (36%), indústria (27%) e tecnologia (23%).

De acordo com os resultados, o treinamento é identificado como a principal prioridade da área de Recursos Humanos, tanto pelos diretores de RH (21,88%) quanto por profissionais de todos os níveis (31,31%). Esta colocação destacada do treinamento reflete a crescente compreensão da importância de desenvolver e capacitar os colaboradores para enfrentar os desafios do mercado, que está em constante transformação.

O processo de recrutamento & seleção também foi identificado como essencial para o RH, aparecendo em terceiro lugar entre as prioridades dos diretores de RH (15,63%) e profissionais de outros cargos (13,55%). Isso reflete a necessidade contínua de atrair e selecionar talentos qualificados e alinhados com a cultura organizacional.. A pesquisa também identificou outras questões que estão entre as mais importantes para o RH:

 
 

Diretores de RH

 

RH (todos os cargos)

 

Treinamento

21,88%

 

Treinamento

31,31%

 

Controle de ponto

18,75%

 

Avaliação de Performance

21,03%

 

Recrutamento & Seleção 

15,63%

 

Recrutamento & Seleção 

13,55%

 

Engajamento

12,50%

 

Admissão e desligamento

11,21%

 

Admissão e desligamento

12,50%

 

Controle de ponto

8,88%

 

Avaliação de Performance

9,38%

 

People Analytics

7,48%

 

People Analytics

9,36%

 

Engajamento

6,54%

 

Para Jan Christian, Diretor da Unidade de Negócios Flash People, a importância do treinamento e sua relação com o desempenho das organizações é indiscutível. "O treinamento é um investimento fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores e, por consequência, para o crescimento da empresa. Capacitar a equipe é uma estratégia que resulta em maior eficiência, inovação e competitividade," destaca o executivo.

De acordo uma pesquisa realizada pela Gartner, sobre as tendências de RH para 2021,  treinamento e capacitação sempre foram uma preocupação na hora de gerir o capital humano. Em 2021, entretanto, esse assunto vem para o topo da lista com 68% dos líderes de RH classificando o tema como prioridade. Deste percentual, 33% dizem não saber como integrar eficientemente o aprendizado na rotina de trabalho e 31% estão com dificuldades em criar soluções de desenvolvimento com a rapidez que o cenário atual exige.

Os dados do levantamento da Flash People também destacam a relevância contínua do treinamento no ambiente empresarial atual. “Em um mundo em constante mudança, as organizações que investem na capacitação de sua equipe estão melhor posicionadas para enfrentar desafios, aproveitar oportunidades e alcançar o sucesso a longo prazo”, finaliza Jan Christian, Diretor da Unidade de Negócios da Companhia.

Sobre a Flash

A Flash é uma plataforma de gestão da jornada de trabalho que oferece soluções completas para gestão de benefícios, gestão de despesas corporativas e gestão de pessoas. Pioneira no mercado de benefícios flexíveis, a empresa ajuda a desburocratizar processos corporativos para que os profissionais possam aproveitar ao máximo o seu potencial no que é mais importante. Possui mais de 20 mil empresas clientes. Em 2022, levantou 100 milhões de dólares em uma rodada de investimento liderada pelos fundos Battery Ventures e Whale Rock.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp