25/10/2023 às 16h46min - Atualizada em 26/10/2023 às 00h00min

Saiba por que algumas pessoas sentem dor no dente ao comer doce

Alimentos com açúcar podem promover desgaste no esmalte do dente e retração gengival

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva

Muitas pessoas sentem desconforto nos dentes ao consumir alimentos doces. Esse incômodo é frequentemente atribuído à hipersensibilidade dentária, uma condição bucal comum. Embora a sensibilidade dentária seja normalmente associada a alimentos quentes ou gelados, em alguns casos, o açúcar também pode ser o culpado por essa sensação desagradável.

É essencial não ignorar qualquer sinal de dor dentária após o consumo de alimentos açucarados. Anna Karolina Oliveira Ximenes, dentista da clínica IGM Odontopediatria, explica: “Quando alimentos ácidos entram em contato com os dentes, podem causar desgaste no esmalte, que é uma camada protetora que atua como barreira para a dentina e os nervos. Esse processo, conhecido como erosão dentária ácida, é responsável pela dor nos dentes, tornando-os mais suscetíveis a infecções e sensibilidade.”

Outra causa relevante da hipersensibilidade dentária é a retração gengival, que ocorre quando o tecido gengival diminui, expondo a raiz do dente. “Isso faz com que os dentes fiquem mais sensíveis a estímulos térmicos, químicos e táteis. Portanto, as pessoas com hipersensibilidade dentária podem sentir dor ao consumir alimentos doces. O açúcar, por ser um carboidrato fermentável, estimula a produção de ácidos orgânicos durante a mastigação. Essa reação química, quando ocorre em dentes sensíveis, é a causa das dores ou pontadas após a ingestão de doces”, esclarece Anna Karolina..

Para aliviar a dor nesses casos, é recomendado consultar-se com um especialista para que ele possa identificar a causa e indicar o tratamento adequado, que pode incluir a prescrição de cremes dentais específicos ou a realização de procedimentos odontológicos, especialmente quando a condição está em estágio avançado.

É muito importante reduzir o consumo de alimentos e bebidas doces, assim como alimentos ácidos e com conservantes. “Esses componentes são prejudiciais ao esmalte dos dentes e podem causar problemas como descoloração, cáries, enfraquecimento da estrutura dentária e aumento da sensibilidade. Manter uma rotina diária de cuidados bucais adequados é essencial para evitar quaisquer problemas. Utilize uma escova de dentes com cerdas macias, e evite aplicar muita pressão durante a escovação. Movimentos bruscos podem desgastar o esmalte e prejudicar as gengivas”, recomenda a dentista.

Anna Karolina alerta que as crianças também precisam adotar medidas preventivas desde cedo. “Incentive boas práticas de higiene bucal, como escovar os dentes após consumir doces ou mesmo consumir alimentos neutralizadores, como as castanhas, queijos ou pipoca salgada. Controle a quantidade de doces que as crianças consomem e opte por alternativas mais saudáveis sempre que possível”, ressalta a especialista. Além disso, a odontopediatra reforça a  importância de levar as crianças para consultas odontológicas regulares, para identificar precocemente qualquer sinal de sensibilidade dentária.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp