23/10/2023 às 12h52min - Atualizada em 23/10/2023 às 16h00min

Dentadura e a perda dos dentes atrapalha a saúde física e mental de adultos e idosos

Os implantes dentários reconstroem sorrisos e a autoestima

Roberto Gamarano
Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé - Santo Agostinho
Internet

É comum ouvir por aí que o sorriso é o cartão de visitas das pessoas, e o sorriso está diretamente ligado à estética. Perder dentes afeta muito mais do que questões funcionais. É uma situação que pode gerar, além de problemas bucais, um grande impacto na autoestima e na autoconfiança do paciente. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) e divulgada em 2020, destacam que 34 milhões de brasileiros adultos (acima dos 18 anos) perderam 13 ou mais dentes. Quando observamos a população idosa os números assustam ainda mais já que  cerca de 41% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.

 

Os dentes têm a função mastigatória, que influencia na absorção dos alimentos, são importantes para a da dicção e pronúncia das palavras. Quando se pensa na estética, além dos dentes comporem a harmonia da face eles também dão suporte aos lábios e quando são perdidos “envelhecem” o sorriso. “Percebo que adultos e idosos que perderam os dentes  diminuem  muito o convívio social e isso gera efeitos devastadores na autoestima, nas relações conjugais, no trabalho e podem intensificar casos de depressão”, afirma o Dr. Roberto Gamarano, dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé.

 

As principais causas de perda dos dentes são as cáries e as doenças periodontais, essa última, por muitas vezes ser silenciosa e não causar dor. “É comum pacientes que ficam mais de um ano sem ir ao dentista se assustarem com o diagnóstico de estarem com vários, ou até todos os dentes restantes da boca com indicação de extração. O choque físico e emocional é muito forte nesse momento”, completa o dentista. 

 

Prótese Protocolo - Solução para quem perdeu muitos dentes e usa dentadura

 

Felizmente vivemos um momento em que a odontologia não devolve dentes com dor, ao contrário do que viveram muitos pacientes que perderam diversos dentes no passado. 

 

Hoje a odontologia apresenta soluções rápidas e de qualidade para quem perdeu muitos dentes e até mesmo usa dentadura. “Com as técnicas de implantes dentários e prótese protocolo, é comum que em poucos dias a gente consiga devolver os dentes fixos para o paciente. Recentemente foi proposta uma técnica chamada all on four,  que é a reabilitação oral de arcada completa, ou seja, devolver a dentição completa para quem perdeu todos os dentes de uma arcada. É uma opção muito mais confortável e segura do que uma prótese móvel, pois a prótese fixa fica presa em 4 implantes dentários distribuídos pela arcada, como uma prótese de protocolo”, destaca Dr. Gamarano.



 

A paciente da Clínica Odontológica Santé, destaca o resultado do seu implante sem dor realizado pelo consultório. “Eu amei. As pessoas falavam que doía, então, por causa do medo, eu deixei de fazer o implante. Tinha vergonha de sair, quando saía usava máscara, deixava de ir nas festas, deixava de ir para o barzinho por causa disso. Quando me falaram sobre a Santé, eu vim conhecer e amei. A melhor coisa que eu fiz na minha vida, minha autoestima foi lá em cima, eu amei”, diz.

 

 

Site: http://www.clinicaodontologicasante.com.br

Instagram: @clinicaodontologicasante

Contato: (31) 98801-3030


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp