20/10/2023 às 14h02min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h00min

Lula: Entenda como deve ser a sua recuperação após a cirurgia no quadril

Lula deverá se manter em recuperação por alguns meses até a total cicatrização da cirurgia, afirma o médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho

Fabiano de Abreu
© Reprodução/Instagram

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia no quadril para corrigir uma artrose na articulação do local e outra nas pálpebras, tendo alta antecipada para antes do previsto.

A alta de Lula estava inicialmente prevista para ocorrer entre a segunda e a terça, no entanto, foi antecipada pela equipe médica devido à sua boa recuperação. A partir de agora, Lula irá trabalhar apenas no Palácio da Alvorada durante as próximas semanas de recuperação.

O que é a artrose do quadril?

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma condição caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem que reveste as articulações. Esse desgaste causa atrito direto entre os ossos articulares, causando dor, inchaço, e limitações na amplitude de movimento. 

A condição se desenvolve ao longo do tempo, podendo ser influenciada pelo envelhecimento, lesões prévias, predisposição genética e uso excessivo da articulação afetada. Conforme a cartilagem se deteriora, as articulações podem perder sua forma natural, levando a deformidades. 

Como foi feita a cirurgia de Lula?

De acordo com o ortopedista e especialista em dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho, o procedimento substitui partes desgastadas por próteses.

O procedimento conhecido como artroplastia do quadril é utilizado para tratar o desgaste da cartilagem na articulação que conecta o fêmur à cavidade na pelve, aliviando a dor e a limitação de movimentos. Geralmente realizado sob anestesia geral ou raquidiana, a cirurgia envolve uma incisão póstero-lateral do quadril para acessar a articulação”.

"Existem duas modalidades: a "total", que substitui tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo por implantes de metal, polietileno ou cerâmica, e a "parcial", que substitui apenas a cabeça do fêmur, preservando o acetábulo. A artroplastia total é indicada para osteoartrite, enquanto a parcial é usada para fraturas do colo do fêmur em idosos. Lula realizou a artroplastia total".

Durante a cirurgia, as partes desgastadas são removidas e substituídas por componentes da prótese, que podem durar mais de 20 anos, proporcionando alívio da dor e melhora na mobilidade”, explica Dr. Luiz Felipe.

Como deve ser a recuperação de Lula após a cirurgia?

Geralmente o paciente permanece por algum tempo no hospital após a realização da cirurgia até ser liberado, o que já aconteceu no caso de Lula, o que faz com que agora ele precise realizar fisioterapia e tomar alguns cuidados, como evitar esforços excessivos, para garantir a sua recuperação”.

A recuperação total pode variar de acordo com a progressão e a melhora do quadro do paciente, no entanto pode durar ainda alguns meses até a cicatrização total e redução das dores no local”, ressalta Dr. Luiz Felipe.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp