20/10/2023 às 20h21min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h00min

Projeto socioeducativo combina diversão e educação para engajar jovens no ensino de privacidade e cidadania

Unindo brincadeira e aprendizado para formar jovens conscientes no mundo digital

Juventude Privada
domínio público
Em um mundo cada vez mais digitalizado, a tarefa de ensinar os jovens sobre privacidade e cidadania online tem se mostrado um desafio. Entretanto, a ONG Juventude Privada parece ter encontrado um caminho promissor: jogos educacionais que, além de informar, engajam e entretêm.
O universo online oferece uma ampla gama de possibilidades para as novas gerações, mas também apresenta riscos reais como o cyberbullying, exposição indevida e fraudes. Diante dessa realidade, torna-se fundamental desenvolver métodos eficazes para educar e preparar os jovens para uma navegação consciente e segura.
Neste contexto, a Juventude Privada lançou mão de uma abordagem lúdica, desenvolvendo jogos interativos que abordam essenciais temáticas da vida digital. Dentre eles, destaca-se, por exemplo, o "Data Mundi", criado em parceria com um grupo acadêmico de especialistas voltados ao tema da Lei Geral de Proteção de Dados, que traz uma jornada, em tabuleiro, em que os jogadores são desafiados a tomar decisões relacionadas à privacidade e segurança online em cenários cotidianos, aprendendo sobre os impactos de suas escolhas.
Outra iniciativa inovadora são as "Cartas Puxa Papo da Privacidade". Mais do que um jogo, trata-se de um recurso que promove diálogos sobre segurança digital, privacidade e cidadania, permitindo que jovens e adultos reflitam juntos sobre seus comportamentos e práticas online.
A ONG Juventude Privada entende que é essencial falar a linguagem dos jovens. E jogos, tão intrinsicamente ligados à vida dessa geração, surgem como uma poderosa ferramenta de aprendizado. Mais do que informar, eles estimulam a reflexão crítica sobre o mundo virtual e seus desdobramentos.
Aline Fuke Fachinetti, uma das líderes da iniciativa, salienta que o ambiente digital é tanto o presente quanto o futuro. "Se desejamos um futuro digital seguro e inclusivo, é fundamental agir agora. E a educação é a chave para preparar os jovens a serem cidadãos conscientes e responsáveis, inclusive nos meios digitais."
Com a crescente adoção de jogos e medidas de gamificação por escolas e outras instituições educacionais, o impacto positivo da iniciativa já começa a se manifestar. A expectativa é que mais e mais escolas e educadores utilizem essas ferramentas, mostrando que, com criatividade e inovação, é possível transformar os desafios da era digital em oportunidades de aprendizado e crescimento.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp