19/10/2023 às 14h16min - Atualizada em 20/10/2023 às 00h02min

Deskbee fecha parceria com FS EDUCA: empresa busca aprimorar a capacitação dos profissionais de facilities e impulsionar o desenvolvimento da área no Brasil

A Deskbee passa a contribuir com dois projetos sociais da FS EDUCA, de distribuição de bolsas para profissionais desempregados, refugiados e egressos do sistema penitenciário; além de colaborar com sua expertise em palestras e apresentação de cases

Assessoria
FS Educa/Divulgação

A Deskbee, empresa especializada na gestão do workplace no contexto do modelo híbrido de trabalho, agora é parceira da FS EDUCA, organização que oferece soluções educacionais para profissionais da área de facility management. Com mais de doze anos de história, a FS EDUCA surgiu para preencher uma lacuna na área: no Brasil, ainda são poucos os cursos e qualificações especificamente voltados para gestão de facilities - muitos profissionais que atuam no segmento migraram de outros setores e precisaram aprender com a prática. Além disso,  o escopo do facility manager se ampliou em muito após a pandemia de coronavírus e a popularização do trabalho híbrido, exigindo desses profissionais novas habilidades e atualização constante.

"Eu tenho experiência como gestora de facilities há mais de vinte anos e, realmente, aprendi fazendo, porque quando eu comecei não havia cursos para essa área", conta Fátima Sousa, Founder e CEO da FS EDUCA. "O que eu geralmente fazia era desenvolver e ministrar treinamentos para minhas equipes, o que me ajudou muito quando resolvi empreender no segmento de educação. A FS EDUCA surgiu para colaborar com a capacitação dos profissionais e consequentemente contribuir para o desenvolvimento do mercado de FM no Brasil."

A Deskbee entra na parceria como "patrono da educação em FM", contribuindo com dois projetos sociais da FS EDUCA: a distribuição de bolsas parciais para profissionais da área que estejam atualmente desempregados, e a concessão de bolsas integrais para refugiados e egressos do sistema penitenciário que desejem passar a trabalhar nesse mercado. Segundo Fátima, a cada 100 alunos desempregados que fazem o curso da FS EDUCA, 70 conseguem se recolocar no mercado de trabalho logo depois ou ainda durante a qualificação.

“Para nós, poder participar ativamente da formação de uma nova geração de facility managers é muito especial”, diz Fernando Gorguet, Global Sales da Deskbee, que tem anos de experiência como facility manager em grandes empresas. “A FS EDUCA nos convida para interagir diretamente com as turmas, apresentando cases e levando novidades tecnológicas interessantes ao setor. Ainda, como sponsors do grupo de tech, podemos fomentar discussões sobre inovação em FM, e ajudar a trazer uma visão mais estratégica para a área.”

Mudanças no mercado de facilities management após a pandemia

Fátima Sousa, CEO da FS EDUCA, explica que a pandemia de coronavírus, e as mudanças no mercado de trabalho ocorridas depois dela, tiveram profundos impactos na rotina e no que é esperado de um gestor de facilities. "Com o modelo híbrido, esse profissional passou a se preocupar com a segurança e o conforto do ambiente de trabalho dos funcionários não apenas dentro do espaço físico da empresa, mas em qualquer lugar - seja em um espaço compartilhado, seja na casa de cada um", ela destaca. "Muitas companhias realizaram reformas em seus escritórios a fim de torná-los mais atrativos, e com isso surgiu também a necessidade de escolher tecnologias que possam ajudar na gestão do fluxo de funcionários indo trabalhar presencialmente a cada dia."

"Os novos modelos de trabalho exigem uma abordagem holística e integrada para garantir que as operações empresariais continuem fluidas e que os colaboradores permaneçam engajados e produtivos", comenta Fernando Gorguet, da Deskbee. "Nesse contexto, o departamento de facilities management, tradicionalmente percebido como uma função de apoio, assumiu um papel de destaque, desempenhando uma função crucial na criação de ambientes que atendam às necessidades de uma força de trabalho cada vez mais diversificada e descentralizada."

"A gestão de facilities é responsável por garantir que os espaços estejam adequadamente equipados para acomodar tanto os colaboradores que estão no escritório quanto os que estão trabalhando remotamente, o que inclui a otimização da infraestrutura tecnológica, a gestão de espaços de coworking e a criação de ambientes que promovam a colaboração e a inovação, independentemente da localização física dos colaboradores", prossegue Gorguet. "Por meio da gestão inteligente de instalações, como a eliminação de espaços subutilizados e a implementação de sistemas de reserva eficazes, o gestor de facilities pode otimizar espaços de trabalho, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional - e até mesmo promover práticas sustentáveis que contribuem para a responsabilidade social corporativa."

Cursos, programas e networking

A FS EDUCA atende tanto turmas regulares (com cursos começando todos os meses) quanto no modelo in company (com programas dimensionados de acordo com as necessidades da empresa cliente). As aulas são ministradas em diversos formatos: online ao vivo, presencial, e vídeo aulas, também disponibilizadas para universidades corporativas.

"Os processos e legislações do mercado de facilities management passam por constantes mudanças, e o profissional desse mercado precisa procurar instituições confiáveis para adquirir esses conhecimentos", diz Fátima Sousa. "Isso sem contar o networking que os cursos proporcionam, pois os profissionais, nossos alunos, passam pelas mesmas dificuldades e têm as mesmas dores todos os dias, o que mostra que ninguém está sozinho e todos podem se ajudar. Mantemos a Comunidade FS EDUCA, uma rede de alumni com participantes do Brasil e do exterior, cujo compromisso é a troca de experiências e ajudar os colegas."

Sobre a Deskbee

Tendo começado em 2019 como uma plataforma de reservas de estações de trabalho no contexto do escritório híbrido, a Deskbee desde então incorporou novas funcionalidades, com o objetivo de se tornar o "superapp do workplace". Em 2022 e 2023, por exemplo, a empresa estreou recursos como a reserva por ocupação (que permite que os gestores configurem os andares do prédio de acordo com a ocupação de cada um, economizando com infraestrutura de forma planejada), o Service Desk (com opção de abertura e gestão de chamados integradas à ferramenta), o Workplace Analytics (que vai além dos relatórios de ocupação, contando com gráficos e mapas de calor que indicam as zonas mais procuradas para reserva em cada prédio), o BeeCall (para realização de reuniões instantâneas), e o módulo de entregas (que digitaliza a gestão da expedição de cartas e encomendas em escritórios).

A Deskbee já conta com mais de 400 clientes corporativos, incluindo grandes empresas como WarnerMedia, Heineken, Accor, Renault, Deutsche Bank, BRF, BIC e XP. A plataforma também já atende clientes internacionais, em países como Estados Unidos, Argentina, México, Chile, Japão, Espanha e Alemanha.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp