19/10/2023 às 17h49min - Atualizada em 20/10/2023 às 00h00min

Profissionais da BRLink compartilham conhecimento em programa de mentoria da Escola da Nuvem para a formação de novos profissionais de tecnologia

Experts em diferentes áreas da empresa atuam como voluntários para ajudar jovens a alavancarem suas carreiras em cloud computing; CEO da BRLink é um dos mentores da iniciativa

Clarice Pereira - Agência Drone
Https://www.brlink.com.br
Foto/divulgação: BRLink
A Escola da Nuvem promove, desde 2021, um programa de capacitação e empregabilidade em cloud computing. Atualmente, 39% dos associados da BRLink atuam como mentores ou voluntários nessa iniciativa, incluindo o fundador e CEO da empresa, Rafael Marangoni. “Para muitos jovens, conhecer a Escola da Nuvem é uma virada de chave profissional”, diz o executivo. “Estar presente em suas atividades é uma maneira de atingir o meu propósito de vida, que é ajudar pessoas a serem a melhor versão delas mesmas. Só assim eu poderia me tornar a melhor versão de mim mesmo”, conclui Marangoni, que também é um dos idealizadores do projeto.

A Escola da Nuvem é uma organização sem fins lucrativos focada na capacitação gratuita na área de tecnologia para jovens de todo o Brasil com idade a partir de 16 anos e em situação de vulnerabilidade social. Seu programa de mentoria visa preparar jovens e adultos desenvolvendo as chamadas “soft skills”, habilidades que permitem explorar ao máximo seus potenciais.

Os mentores são profissionais que já trabalham no ambiente de tecnologia na nuvem e que podem transmitir sua experiência aos alunos. “O mentor técnico precisa ter o conhecimento no programa que deseja apoiar, porém, também temos os mentores de soft skills, que ajudam os alunos a se prepararem para o mercado de trabalho”, explica Gustavo Abade, coordenador de voluntários da Escola da Nuvem.

Como mentores, os profissionais mais experientes oferecem, pelo período de três semanas, o mínimo de três sessões com os alunos, com a duração de 60 minutos cada.  Cada grupo é formado por até seis pessoas e as mentorias são realizadas nas últimas semanas de aulas dos cursos oferecidos pela escola. “Os mentores proporcionam apoio com informações de mercado, esclarecimento de dúvidas técnicas e orientação para o trabalho de conclusão de curso (TCC)”, segue Abade.

A paulistana Marcela Monteiro Montenegro Gallo, engenheira de dados da BRLink, é uma integrante desse grupo de mentores. Para ela, uma vantagem do programa é que ele conecta os estudantes a profissionais da área já consolidados. “Eles nos veem como referência e compartilham suas vitórias com a gente durante muito tempo. Dividem conosco cada certificação, cada promoção, cada mudança de emprego”, conta ela. “Participar da mentoria agrega mais para nós mesmos. É gratificante saber que você faz parte do sucesso do outro.”

Para o carioca Diogo Soares Campos da Silva, analista de Sysops na BRLink e voluntário no programa de tutoria, o principal papel do mentor é nortear o caminho dos mais jovens para trilhar suas carreiras. “É uma oportunidade de desenvolver pessoas e transformar vidas por meio da educação. Acredito que é a maneira que encontrei de devolver para o universo o que recebo no dia a dia.”

Já o paulista Sérgio da Silva Santos, administrador de banco de dados na nuvem, trabalha na mentoria dos grupos, incentivando e direcionando sobre o projeto e tecnologia. “Encontrar jovens de 18 anos, completamente inexperientes, e estabelecer vínculo e incentivar a concluir o projeto de formação é muito recompensador”, diz.

O baiano Levi Xavier Araújo, analista de Infraestrutura com foco em Cloud & DevOps, vê a mentoria como um agente de transformação. “É uma oportunidade incrível de fazer a diferença na vida de alguém, vai compartilhar seus conhecimentos, mas também vai receber muitas lições valiosas”, diz. Seu conterrâneo, o arquiteto DevOps, Vinicius Santa Rosa Moura Santos, concorda: “O projeto cria oportunidades para que as pessoas aprendam a pescar e sejam capacitadas para cuidar da própria carreira”, finaliza.

O programa de mentoria da Escola da Nuvem foi criado em setembro de 2021. A iniciativa conta com 474 mentores cadastrados. Desse total, 145 participaram de alguma mentoria nos últimos seis meses. Até o momento, mais de 3 mil alunos já foram atendidos pela iniciativa.O crescimento não é unilateral. Ele é compartilhado. Trata-se de uma experiência absolutamente recompensadora para ambos, mentor e mentorado”, conclui o coordenador de voluntários da Escola da Nuvem Gustavo Abade.

Serviço:
Seja um voluntário na Escola da Nuvem. Acesse aqui

Sobre a BRLink – A BRLink é uma empresa brasileira e líder no mercado de serviços de Cloud, que foi adquirida pela Ingram Micro em 2021. A companhia é reconhecida como uma das principais consultorias de tecnologia do Brasil, especializada em projetos de computação em nuvem e transformação digital, com um portfólio completo de soluções que inclui migração, managed services, data analytics, inteligência artificial e machine learning. A BRLink também tem certificação Premier Consulting Partner da AWS e foi eleita pelo ISG Provider Lens AWS Ecosystem Partners 2022 como líder em diferentes áreasPara mais informações sobre a BRLink, visite o site oficial da empresa.

Sobre a Escola da Nuvem - A Escola da Nuvem é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que prepara estudantes para carreiras na nuvem e os conecta a empregadores em potencial. Fundada em 2020, pela BRLink, por meio da união de empresários e profissionais do mercado de tecnologia da informação, promove a disseminação gratuita do conhecimento para treinamento de pessoas. Além da formação, por meio de cursos gratuitos e interações com profissionais experientes em Cloud Computing, a iniciativa traz a força de empresas de tecnologia dispostas a garantir a empregabilidade de seus alunos. A missão da Escola da Nuvem está diretamente ligada à geração de impacto social e auxílio aos que mais precisam. Saiba mais no site oficial.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp