19/10/2023 às 16h58min - Atualizada em 20/10/2023 às 00h00min

Contato com a natureza beneficia o desenvolvimento integral da criança em todas as dimensões

Gerente de Meio Ambiente, Clima e Biodiversidade do Instituto Alana, JP Amaral, e diretora-presidente do Instituto Opy, Heloisa Oliveira, abordam a importância do brincar ao ar livre

Luana Dallabrida
Divulgação
São Paulo, 19 de outubro de 2023 – Em um cotidiano cada vez mais acelerado e digital, as brincadeiras ao ar livre se tornam cada vez mais secundárias para as novas gerações, o que é preocupante, já que o convívio com a natureza é fundamental para o estímulo e para a saúde das crianças. De acordo com o Gerente de Meio Ambiente, Clima e Biodiversidade do Instituto Alana e também coordenador do Programa Criança e Natureza, JP Amaral, o contato com a natureza beneficia o desenvolvimento integral da criança em todas as dimensões- cognitiva, emocional, social, espiritual e física. “Próximas ao meio ambiente, as crianças se sentem mais ativas fisicamente, ficam mais tranquilas, desenvolvem coordenação motora, aprendem sobre os riscos e desafios, estimulam a concentração e o aprendizado, além de se integrar e socializar com maior diversidade, em especial nos espaços públicos urbanos”, salienta.

O contato com a natureza ajudou crianças a enfrentarem a pandemia aponta a pesquisa “O papel da natureza para a saúde das crianças no pós-pandemia” realizada pela Rede Conhecimento Social e pelo Programa Criança e Natureza, com a iniciativa do Instituto Alana e apoio do WWF-Brasil e da Fundação Bernard van Leer. O estudo ouviu mais de mil pais, mães, cuidadores e crianças de até 12 anos em todo o Brasil, em 2021. As famílias identificaram que o isolamento e a falta de contato com a natureza levou a um conjunto de efeitos negativos: 24% delas disseram que houve aumento de problemas físicos, como obesidade e falta de vitaminas, por exemplo, e 60% declararam que aumentou o uso de equipamentos eletrônicos pelas crianças. As famílias também perceberam os benefícios que o contato com a natureza trouxe para as crianças quando foi possível propiciar isso a elas: 81% relataram que as crianças tiveram mais saúde e bem-estar ; 93% disseram que os pequenos ficam mais felizes e ativos física e mentalmente; 88% notaram que as crianças dormiram mais e melhor quando brincam ao ar livre e 85% disseram que as crianças ficam menos estressadas e ansiosas.

Apesar das atividades manuais prevaleceram durante o período, 64% dos entrevistados realizaram passeios em parques e áreas ao ar livre ou adotaram práticas de contato com a natureza dentro de casa, como o cultivo de plantas. Segundo a diretora-presidente do Instituto Opy, Heloisa Oliveira, a convivência com o meio ambiente é um importante aliado para o desenvolvimento das crianças. “Explorar ambientes naturais traz vários benefícios que irão repercutir até a vida adulta, além de promover uma maior conscientização sobre a preservação ambiental e o respeito aos seres vivos”, enfatiza. Nessa mesma linha de pensamento, Amaral reforça que o contato com a natureza é uma excelente ferramenta de educação climática. “É uma forma eficaz para os pequenos se encantarem com o meio ambiente e aprenderem a lidar com os desafios que a crise climática traz no dia a dia”, complementa Amaral.

No geral, nas cidades há certa dificuldade com espaços públicos e áreas verdes urbanas, questão que deve ser considerada no planejamento urbano para a garantia de que as cidades sejam melhores para as crianças. “É importante a criação e renovação de locais destinados ao brincar ao ar livre. Seguros, verdes e adptados às mudanças climáticas preparados para toda a população”, afirma o especialista.

Estimular a conexão entre as crianças e a natureza dentro do cotidiano ainda é um desafio. Amaral acredita que a melhor forma de iniciar o acesso dos pequenos ao meio ambiente é por meio da escola, onde a criança passa a maior parte do dia. “É imprescindível que as escolas estejam mais alinhadas a ações que remetam ao meio ambiente, sejam “mais verdes”, com mais elementos naturais e preparadas para o clima local. Isso passa por soluções baseadas na natureza, medidas simples que buscam regenerar os ecossistemas locais e ao mesmo tempo oferecer serviços ambientais e climáticos para a cidade”, avalia.

Heloisa reforça que integrar brincadeiras com a natureza na escola é ótima forma de promover a ligação das crianças com o meio ambiente e proporcionar experiências de aprendizado significativas. “Os pequenos precisam de mais contato com o meio ambiente, deixando de lado a dependência da tecnologia, e aprendendo a sentir a natureza”, finaliza.

Programa Criança e Natureza

O Instituto Alana criou o Programa Criança e Natureza que atua na defesa do direito de toda criança ao acesso à natureza e a viver em um meio ambiente saudável. O projeto tem o intuito de promover políticas nas escolas e nas cidades, gerando conhecimento para a sensibilização e  engajamento de atores estratégicos no desenvolvimento integral das crianças. Mais informações no portal.

SOBRE O INSTITUTO ALANA
Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e de impacto socioambiental, com foco na proteção e promoção dos direitos das crianças. Educação, Advocacy, Informação para os direitos das crianças e adolescentes.

SOBRE INSTITUTO OPY
O Instituto Opy de Saúde, criado pela Opy Health, gestora de infraestrutura hospitalar, é um articulador, fomentador de ideias, projetos e ações de grande impacto social na promoção da saúde. Sua atuação é focada nos cuidados dos Primeiros Mil Dias de Vida da Criança e na redução de fatores de risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.


Contatos:

Vanina Pinheiro
Diretora Executiva
[email protected] | 11 98265-9310
LAM Comunicação


Luana Dallabrida
Coordenadora de Atendimento
47 99982-8422
[email protected]
LAM Comunicação
 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp