18/10/2023 às 14h18min - Atualizada em 19/10/2023 às 00h00min

Saúde filantrópica de SP: 94% dos procedimentos de transplantes de coração foram realizados por hospitais filantrópicos

20 de outubro é marcado pelo Dia Nacional da Filantropia, reforçando as contribuições do setor ao País; Fehosp destaca atuação

Viviane Bucci
Divulgação
Na próxima sexta-feira (20) será celebrado o Dia Nacional da Filantropia, data criada em 2016 e que lembra sobre as contribuições do setor filantrópico ao Brasil. No âmbito da saúde, a área tem papel fundamental na assistência e atendimento à população. Em São Paulo, estado mais populoso do país, os hospitais filantrópicos – que totalizam 409 unidades - foram os que mais realizaram, por exemplo, procedimentos de transplantes de coração (94,19%) no ano passado. Também foram os principais responsáveis por procedimentos em cardiologia de alta complexidade (81,63%).
Na área de cirurgias eletivas (aquelas que não são consideradas de urgência), os filantrópicos destacaram-se nas produções de procedimentos nas áreas de Nefrologia (83,93%), Oftalmologia (71,65%); Neurologia (70,40%), Oncologia (67,50%) e Aparelho Circulatório (63,40%).
“Esses são apenas alguns exemplos da representatividade do setor filantrópico de saúde no estado de São Paulo. Essas instituições enfrentam imensas dificuldades financeiras, mas ainda assim, com muito esforço, seguem fazendo a diferença no atendimento de milhares de paulistas”, fala o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti.
A luta da Fehosp pela melhoria do financiamento dessas entidades resultou em recente conquista: em agosto, o governo de São Paulo anunciou o lançamento da nova Tabela SUS Paulista, uma tabela própria de remuneração para procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para as Santas Casas e hospitais filantrópicos e que visa pagar um complemento de até quatro vezes mais ao valor repassado para essas instituições filantrópicas pelo Ministério da Saúde por meio da tabela SUS. Com recursos 100% do Tesouro Estadual, a previsão é de que a iniciativa entre em vigor em janeiro. “As Santas Casas têm capacidade para fazerem muito mais, mas para isso, precisamos de apoio. Felizmente, o estado de São Paulo foi sensível à situação das nossas instituições”, celebra Rogatti.

Crédito da Foto: Divulgação/Freepik

Assessoria de Imprensa da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp):
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Viviane Bucci - [email protected] (11) 9 30728305 WhatsApp
Fátima Costa – [email protected] (11) 9 9748-1732 WhatsApp

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp