17/10/2023 às 14h20min - Atualizada em 18/10/2023 às 00h00min

Alimentação saudável auxilia nos cuidados com a saúde ocular

Investir em alimentação saudável é uma prática que pode prevenir várias doenças em órgãos vitais do corpo humano, incluindo os olhos.

HOYA Vision Care
Divulgação

São Paulo, outubro de 2023 - Investir em alimentação saudável é uma prática que pode prevenir várias doenças em órgãos vitais do corpo humano, incluindo os olhos. Assim como outras partes do organismo, a visão também enfraquece com o envelhecimento. Nesse sentido, a ingestão de vitaminas e nutrientes e a adoção de um cardápio adequado pode diminuir os efeitos do tempo e até reduzir o risco de desenvolver alguns distúrbios como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e síndrome do olho seco, por exemplo.

“É fundamental investir nos cuidados regulares com a saúde ocular. Adote hábitos saudáveis como alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes e visite um oftalmologista com frequência, afirma o médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil - Dr. Celso Cunha.

Um cardápio colorido significa diversidade e isso quer dizer maior quantidade de vitaminas e minerais, além de mais saúde para os olhos. Vale destacar a importância de consumir antioxidantes, que protegem contra os radicais livres e ajudam a postergar o envelhecimento do cristalino. Vegetais de folhas verde-escuras também auxiliam a preservar os tecidos oculares dos danos causados pela luz solar e a reduzir o risco de alterações visuais relacionadas ao envelhecimento. 

Outra dica é o consumo de vitaminas e nutrientes, que podem agir na prevenção da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença que pode levar à cegueira. A água é o líquido essencial para a saúde, prevenindo a desidratação e reduzindo os sintomas de olho seco. Para garantir uma saúde ocular de qualidade, adote uma dieta balanceada e alimentos ricos em vitaminas A, E e Ômega 3, que contribuem na prevenção de problemas oculares. 

Todos os nutrientes e vitaminas são importantes para o organismo; alguns deles atuam de forma mais direta e, por isso, destacam-se na relevância para a saúde ocular. Confira abaixo, uma lista com os principais alimentos que contribuem para a saúde ocular: 

Frutas: as frutas vermelhas ou roxas, como morango, cereja e amora são ricas em Vitamina C e combatem os radicais livres, auxiliando na prevenção da perda de visão. Já as frutas amarelas ou verdes como laranja e limão são fontes de carotenoides, que previnem a deterioração da mácula. 

Alimentos alaranjados: cenoura, mamão e abóbora são ricos em vitamina A e betacaroteno, que funcionam como antioxidantes, auxiliando na proteção da retina e o desgaste da mácula. 

Verduras: couve, espinafre e brócolis são folhas verde-escuras e que apresentam uma concentração maior de luteína e vitaminas antioxidantes. 

Peixe, fígado e ovos: peixes como salmão, truta e atum são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas A, B, D e E, que ajudam na lubrificação dos olhos, favorecendo quem tem a Síndrome do Olho Seco. Além disso, o fígado é rico em vitamina A, substância essencial para a saúde dos olhos e os ovos possuem luteína, zeaxantina, vitamina C, vitamina E e zinco, nutrientes que ajudam a prevenir e proteger os olhos contra a cegueira noturna e olhos secos.

Azeite de oliva e óleo de linhaça: o azeite de oliva é rico em ômega 3, auxiliando como antioxidante, e em vitamina E e polifenóis, que atuam com ação anti-inflamatória. O óleo de linhaça contém ômega 3, ômega 6, ômega 9 e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. 

Apesar das dicas apresentadas, é importante ressaltar que na presença de qualquer desconforto ou problema visual, é indicada a visita a um médico oftalmologista. O diagnóstico precoce de algumas doenças pode ser essencial para o tratamento e correções necessárias. Os cuidados com a saúde ocular devem ser constantes, invista em exames preventivos e fique em dia com a sua visão”, conclui o médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil - Dr. Celso Cunha

Sobre a HOYA

A Hoya Vision Care é uma empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Em seu portfólio estão produtos ópticos, incluindo filtros fotocromáticos e lentes de óculos, como a MiYOSMART, única lente pautada em seis anos de estudos e que reduz em até 60% a progressão da miopia infantil. A lente conta com a pioneira D.I.M.S. technology, tecnologia patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong, que corrige o defeito visual em toda a sua superfície e possui uma área de tratamento em forma de anel para diminuir e até frear a progressão da miopia. Saiba mais em https://miyosmart.com.br/.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp