17/10/2023 às 17h13min - Atualizada em 18/10/2023 às 00h00min

Instituto AOCP é a banca escolhida para os concursos da PM e Corpo de Bombeiros de Pernambuco

Serão 3.360 vagas para os cargos de soldado e oficial. Edital deve ser publicado em novembro e provas realizadas em janeiro. Especialista dá dicas para preparação antecipada

Gran Cursos
Gran Cursos
Divulgação

 

O novo concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Pernambuco está com banca definida. O instituto AOCP foi escolhido para organizar o certame que vai oferecer 3.360 vagas para os cargos de soldado e oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A expectativa é que sejam 2.400 para soldado da PM, 300 para oficiais da PM, 600 para soldados do Bombeiro e 60 para oficiais. 

De acordo com o Governo do Estado, a previsão é que o edital seja publicado em novembro e que as provas sejam realizadas na segunda quinzena de janeiro de 2023. Segundo o Coordenador de Carreiras Policiais do Gran Cursos Érico Palazzo, isso é preocupante para os candidatos, já que o tempo de preparação focada no conteúdo programático, que só será divulgado com o edital, será muito curto. Por isso, a recomendação do especialista é que os candidatos comecem a se preparar o quanto antes. 

Com base nos últimos editais, os pré-requisitos são idade entre 18 e 30 anos, ter CNH no mínimo na categoria B, ter altura mínima de 1,65 para homens e 1,60 para mulheres, nível médio para os cargos de soldado e nível superior em direito, para oficial da PM, e superior em qualquer área, para oficial do Corpo de Bombeiros. 

Segundo Palazzo, o último concurso foi organizado pela banca IAUPE, em 2018, para Policial Militar. Sobre as provas, não foi cobrada discursiva para nenhum dos cargos, já a prova para o cargo de PM teve um conteúdo muito voltado para o ensino médio, com língua portuguesa, matemática, geografia e história do estado de Pernambuco além de Direitos e Garantias Fundamentais. Pelo pouco tempo de preparação, a recomendação do especialista é que os candidatos já comecem estudar com base nesse conteúdo, mas com foco em três disciplinas que certamente estarão no próximo edital. 

Nesse momento, quem quer fazer a prova para o cargo de policial militar já pode começar a estudar português, matemática e constituição federal, que com base no último edital, contou com os conteúdos de direitos sociais, nacionalidade e direitos políticos. Esse já será um primeiro passo”, indicou.

Ainda segundo o expert, a prova para oficial da PM é mais voltada para a área de direito e costuma contar com um conteúdo mais extenso. Já a última prova para Soldado do Corpo de Bombeiros contou com português, informática, matemática, raciocínio lógico, física, direito constitucional, atualidades e história de Pernambuco. 

Para o professor, o estudo por questões de provas anteriores da banca pode ajudar nessa preparação pré-edital. “Fazer questões de provas mais recentes da AOCP vai ajudar o candidato a entender melhor o perfil da banca e assim fazer um estudo mais direcionado, já pensando na prova”, finalizou.

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp