11/10/2023 às 09h55min - Atualizada em 14/10/2023 às 00h00min

São Paulo recebe jornada técnica sobre controle da mosca-dos-chifres em bovinos

São Paulo recebe jornada técnica sobre controle da mosca-dos-chifres em bovinos

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Livre
São Paulo tem 11 milhões de bovinos e, assim como todo o país, enfrenta diversos desafios sanitários que comprometem a produtividade da pecuária de corte e de leite. Uma das principais vilãs dos sistemas de produção é a mosca-dos-chifres – cujo nome científico é Haematobia irritans. Esse pequeno inseto hematófago que se alimenta do sangue do gado causa cerca de US$ 3 bilhões de prejuízos por ano à atividade.

Com o objetivo de contribuir para o controle da mosca-dos-chifres no país, a Vetoquinol Saúde Animal organizou a Jornada Fiprotag ® 210, projeto para conscientizar o pecuarista da importância do controle do inseto com o uso de modernas tecnologias, como o brinco mosquicida composto pelos princípios ativos diazinon e fipronil. “A Jornada Fiprotag ® 210 chega para ser um divisor de águas no enfrentamento das infestações de mosca-dos-chifres que causam intenso desconforto aos bovinos e perda de receita aos criadores”, explica João Câncio dos Reis Meirelles, coordenador responsável pela organização do projeto em SP.

A mosca-dos-chifres é responsável pela perda de 40 quilos de peso vivo por animal infestado. Já as vacas leiteiras podem reduzir a produção em até 20%. A queda de produtividade é consequência do desconforto causado pelas picadas da mosca – cerca de 40 por bovino em um dia. Geralmente, os animais têm centenas de moscas sugando seu sangue simultaneamente.

“É imprescindível que o pecuarista utilize a tecnologia disponível para controle do inseto. Com o projeto, queremos mostrar de forma prática o quanto o pecuarista deixa de ganhar por não cuidar de infestações como essa. E aí entra o brinco Fiprotag® 210, principal ferramenta para proteção do gado”, assinala João Câncio Meirelles.

A eficácia do brinco mosquicida Fiprotag® 210 para livrar os bovinos desse incômodo é comprovada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A instituição realizou estudo que apontou para proteção de até 210 dias contra a mosca, além de zerar a infestação nos bovinos em 30 minutos após a aplicação.

A Jornada Fiprotag® 210 é promovida pela Vetoquinol e passa pelas cinco regiões do país levando informação de qualidade sobre o combate à mosca-dos-chifres. Com projeção para mapear 2 milhões de cabeças de gado, aproximadamente 1.500 pecuaristas, em mais de 60 eventos, a iniciativa visita 16 estados no Brasil.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp