11/10/2023 às 17h44min - Atualizada em 12/10/2023 às 00h00min

Saiba como se proteger de contaminações pela falta de um sistema de esgoto adequado

Dados revelam que 70% das pessoas que vivem no Norte do Brasil não estão conectadas a uma rede de esgoto

Nicholas Montini Pereira
Divulgação

A falta de um sistema de esgoto adequado pode criar desafios significativos para a saúde pública, mas a conscientização e a adoção de medidas preventivas podem ajudar a reduzir esses riscos.  

De acordo com dados do ano passado, compilados pela Associação das Concessionárias Privadas de Água e Esgoto (Abcon), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, 70% das pessoas na região Norte do Brasil não estão conectadas à uma rede de esgoto. Além disso, segundo o Instituto Trata Brasil, a população que não tem acesso à água potável, coleta e tratamento de esgoto, é maior na Região Norte. 

A área da enfermagem, por exemplo, desempenha um papel vital ao fornecer orientação e cuidados para a população nessas circunstâncias. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Carla Nogueira, é necessário manter uma rotina rigorosa de higiene pessoal, lavando as mãos regularmente com água e sabão, especialmente após usar o banheiro e antes de manipular alimentos. 

“A higienização apropriada de nosso corpo, que envolve banhos frequentes, a lavagem das mãos e dos cabelos, assim como cortar as unhas, possui um papel importante no combate a diminuição da quantidade de microrganismos e bactérias”, comenta a especialista.  

Abaixo, a docente listou outras recomendações que podem ajudar a população a evitar contaminações:  

Saúde pessoal: Esteja atento a sinais de doenças relacionadas a água e saneamento inadequados, como diarreia, febre e desconforto abdominal. Busque atendimento médico quando necessário;  

Descarte de resíduos: É necessário descartar os resíduos humanos de forma higiênica e segura. Caso seja possível, é recomendado que sejam utilizados sistemas de fossas sépticas, seguindo as orientações de instalação e manutenção; 

Purificação de água: A água potável pode estar em risco de contaminação. Ferva ou trate a água antes de consumi-la para eliminar possíveis bactérias;  

Conscientização: Informe-se sobre práticas seguras de higiene e saneamento e compartilhe esse conhecimento com familiares e vizinhos para criar uma comunidade mais saudável. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp