11/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 11/10/2023 às 00h00min

Santa Catarina tem 168 abrigos abertos em 67 cidades

Marco Fávero / Secom
Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) nesta terça-feira, 10, apontam que até o momento já são 168 abrigos no estado. Eles estão distribuídos em 67 cidades de Santa Catarina. De acordo com o último relatório do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) o número total de desabrigados chegou a 12.289 pessoas.

As cidades que contam com o maior número de abrigos são Rio do Sul, Tubarão, Blumenau e Lontras, Rio do sul com 22 estruturas recebendo famílias que tiveram que deixar suas casas. Nesses locais 1.285 pessoas estão sendo acolhidas. A estimativa do município é que 4.087 residências são atingidas por alagamento e aproximadamente 11.852 pessoas ficaram desalojadas.

Em seguida no ranking de cidades com o maior número de abrigos estão: Tubarão com 10, Blumenau com 9 e Lontras com 8.

Como ajudar as famílias atingidas pelas cheias no estado?

De modo geral os itens mais necessários nessas situações são alimentos, água, artigos de higiene, colchões, roupa de cama, travesseiros e cobertores.

Nesse momento de dificuldade, é preciso levar em conta que a necessidade e realidade podem ser diferentes em cada município atingido, assim como a possibilidade logística, por isso, a orientação para quem quer fazer alguma doação ou mesmo ajudar sendo voluntário, é que entre em contato com os órgãos oficiais de cada município para saber a melhor forma de contribuir.

Itens de ajuda humanitária da Defesa Civil

Os municípios atingidos pelas cheias também podem solicitar para a Defesa Civil itens de ajuda humanitária. O pedido é feito por meio do envio de documentação para análise e liberação. A entrega é feita diretamente no município, que fica responsável pela gestão e entrega para a população afetada. Até o momento, 14 cidades já solicitaram e receberam os itens de ajuda humanitária.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp