09/10/2023 às 12h34min - Atualizada em 10/10/2023 às 00h01min

Dia da Crianças: data alerta sobre a progressão da miopia infantil

Dr. Francisco Irochima, médico oftalmologista e consultor a HOYA comenta a importância do diagnóstico e tratamento adequados para o controle da doença

HOYA Vision Care
https://www.hoyavision.com/find-optician/?filter=miyosmart
Divulgação
São Paulo, outubro de 2023 - A visão é responsável pela maior parte do relacionamento do indivíduo com o ambiente que lhe rodeia desde a infância até a fase adulta. A boa visão desde os primeiros anos de idade é fundamental para o desenvolvimento intelectual e cognitivo em um mundo tecnológico e com necessidade de aprendizado cada vez mais veloz como atualmente.

Diante do cenário, fica fácil deduzir que crianças com alguma dificuldade na visão, podem ter o processo de aprendizagem comprometido. E uma dessas condições consiste na miopia. O termo deriva do grego e significa “apertar” (Myein) a “visão” (opsis) para descrever o fato das pessoas míopes apertarem os olhos para tentar melhorar a visão para longe.

A miopia consiste no problema refracional mais comum e que necessita do uso de lentes corretivas para fazer com que o indivíduo enxergue melhor. Geralmente, surge na primeira ou segunda infância, podendo ser progressiva em alguns casos. Os sintomas mais comuns são: dificuldade para ver de longe, apertar os olhos para ver a longas distâncias e aproximar-se dos objetos para visualizá-los.

O cuidado com a visão das crianças deve ser contínuo. É recomendada a realização de visitas frequentes ao oftalmologista desde a primeira infância, estímulo às atividades ao ar livre, uso comedido de telas de acordo com a idade, além da detecção precoce de doenças como a miopia e o acompanhamento para a indicação de tratamentos adequados”, afirma Dr. Francisco Irochima, médico oftalmologista e consultor da HOYA.

No entanto, repercussões indiretas podem denunciar a presença da miopia nas crianças como atraso escolar e dificuldade em desempenhar atividades que exijam boa visão para longe. Como a miopia não compromete a visão para perto, a criança pode até conseguir escrever no seu caderno, porém apresenta dificuldade para ver a lousa, dependendo da distância. Desta forma, é sempre recomendada a realização de visita ao oftalmologista para avaliar a visão e investigar as dificuldades refracionais como a miopia, antes de rotulá-la como problema relacionado à aprendizagem.

Evidências comprovam o aumento da miopia em todo o mundo. Estima-se que terá impacto sobre mais da metade da população mundial até 2050. Alguns fatores são implicados nesse quadro, como por exemplo, a adoção de novos hábitos. Um deles está ligado à evolução tecnológica, que contribui para a progressão da miopia, com o uso contínuo e frequente de dispositivos móveis na infância e em idades cada vez menores, além do menor número de horas de atividades ao ar livre sob a luz solar.

Visitas de rotina ao oftalmologista desde a primeira infância, o uso comedido e regrado de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e outros tipos de telas e o estímulo às atividades ao ar livre consistem em estratégias importantes de prevenção à progressão da miopia. Adicionalmente, a implantação da correção adequada e/ou das terapias, também colaboram para conter o provável avanço de um quadro já existente.

Uma vez diagnosticada, a doença pode ser corrigida, quando necessária, por meio do uso de óculos ou lentes de contato. O Dr. Irochima destaca a eficiência das opções não invasivas, como é o caso das lentes de óculos de alta tecnologia e que já são opções importantes para a redução da miopia infantil. “As pessoas com a miopia axial, quando passam a fazer uso contínuo desse tipo de lente, podem ter uma média de 60% na desaceleração na progressão da miopia, pois a estrutura da lente permite simultaneamente desacelerar o crescimento do globo ocular e proporcionar uma visão mais clara”, destaca o especialista.

Em caso de evidência de progressão, terapias específicas podem ser utilizadas para impedir a evolução para quadros indesejáveis de alta miopia. “Além de todo comprometimento causado pela baixa visão com repercussão nas atividades laborais da criança, a miopia, uma vez atingindo níveis elevados, aumenta de forma significativa, o risco de comprometimento severo da visão”, acrescenta Irochima.

Para se ter ideia, ao atingir níveis acima de 6 dioptrias (popularmente conhecidas como “graus”), o indivíduo passar a ter maior risco de complicações, que comprometam a visão de forma parcial ou total, como por exemplo, o descolamento de retina e/ou retinopatias específicas da miopia. Assim, não basta apenas corrigir a miopia, mas o esforço para conter a evolução, afastando os riscos da perda da visão que a progressão acarreta.

Inovação no mercado brasileiro de lentes
A fim de mitigar esse cenário, a HOYA Vision Care, empresa japonesa e líder global, que produz lentes de óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia - traz em seu portfólio, a MiYOSMART, lentes de óculos que reduzem a progressão da miopia infantil. O produto conta com a tecnologia D.I.M.S. (Defocus Incorporated Multiple Segments), patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong e tem como objetivo, corrigir o defeito visual em toda a sua superfície. Possui uma área de tratamento em forma de favo de mel para diminuir e até frear a progressão da miopia.

A HOYA Vision Care é a única empresa do mercado que possui um estudo aprofundado sobre o tema para prevenção e tratamento da miopia em crianças. Prova disso, é que a MiYOSMART é considerada a primeira lente de miopia a atingir uma taxa de eficácia considerada alta em lentes ópticas/oftálmicas, apoiadas por dados clínicos fortes, como por exemplo, um estudo recente de seis anos realizado pelo Centro de Pesquisa de Miopia da Universidade Politécnica de Hong Kong.

As lentes MiYOSMART já são utilizadas em diversos países da Ásia, África e Europa, assim como no Brasil, a fim de reduzir o número de crianças e adolescentes que convivem com a miopia progressiva. A prescrição do uso deve ser feita por um médico oftalmologista e o produto está disponível em centenas de ópticas certificadas no Brasil. Para mais informações, consulte:  https://www.hoyavision.com/find-optician/?filter=miyosmart
 
Sobre a HOYA
A Hoya Vision Care é uma empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Em seu portfólio estão produtos ópticos, incluindo filtros fotocromáticos e lentes de óculos, como a MiYOSMART, única lente pautada em seis anos de estudos e que reduz em até 60% a progressão da miopia infantil. A lente conta com a pioneira D.I.M.S. technology, tecnologia patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong, que corrige o defeito visual em toda a sua superfície e possui uma área de tratamento em forma de anel para diminuir e até frear a progressão da miopia. Saiba mais em https://miyosmart.com.br/.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp