09/10/2023 às 17h34min - Atualizada em 10/10/2023 às 00h00min

SP realiza Oficina de Regionalização da Saúde na Grande São Paulo

Evento de dois começa nesta segunda (09); o Governo de SP pactua com os munícipios para tornar mais eficiente o trabalho do SUS

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/secretaria-da-saude-realiza-oficina-de-regionalizacao-da-saude-na-grande-sao-paulo/
A oficina é realizada em dois dias, segunda (09) e terça-feira (10)

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, participou, nesta segunda-feira (09), da Oficina de Regionalização da Saúde da Grande São Paulo, realizada na capital paulista. O evento marcou o fim da primeira fase do Programa de Regionalização da Saúde, que busca mapear as necessidades das diferentes regiões com o objetivo de reorganizar a gestão da saúde e oferecer os serviços de maior demanda a cada região.

A Oficina é um marco no programa de Regionalização por ser a primeira realizada na capital e voltada para a Grande São Paulo. “A discussão em todo o interior do estado está extremamente avançada e, na Grande São Paulo, nós temos praticamente um país, pelo número de pessoas e pelo número de desafios. Vamos promover o diálogo entre o governo do Estado e os diversos municípios para, juntos, identificarmos os gargalos, as dificuldades e encontrarmos soluções”, apontou o secretário.

O objetivo da Regionalização da Saúde é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. O programa prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.

“O governo do Estado de SP já pactua com os municípios que, nessa discussão, onde nós identificarmos vazio assistencial, vai ter mais investimento para trazer equidade e eficiência para o Sistema Único de Saúde,” afirmou o secretário Eleuses. As regiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba e Sorocaba.

A Oficina de Regionalização da Saúde da Grande São Paulo é um evento realizado em dois dias. Nesta segunda-feira (09), houve painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação da proposta para regulação do acesso e dos objetivos do projeto de Regionalização no Estado de São Paulo. Na terça-feira (10), os grupos de trabalho elaboram propostas e relatórios sobre o panorama da saúde na região e os grupos apresentarão o resultado dos trabalhos e discussões do dia anterior. O encerramento ocorre após a reapresentação do cronograma da Regionalização.

O post SP realiza Oficina de Regionalização da Saúde na Grande São Paulo apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp