09/10/2023 às 16h23min - Atualizada em 09/10/2023 às 20h01min

Saúde: Dia da Osteoporose reforça alerta sobre a doença

Problema silencioso pode ter sérias complicações, principalmente em idosos; SBOT-RS explica

Geice de Oliveira Silva
Divulgação/ Freepik
O dia 20 de outubro é marcado como o Dia Nacional da Osteoporose, que tem como objetivo alertar a população sobre essa doença silenciosa que deve estar cada vez mais presente na vida das pessoas. O problema diminui a densidade da massa óssea no organismo, tornando os ossos mais frágeis, facilitando fraturas.

O Ministério da Saúde alerta que as complicações incluem dor crônica, depressão, deformidade, perda da independência e aumento da mortalidade. Estima-se que cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos sofrerão uma fratura osteoporótica ao longo da vida.

Caudada pela fragilidade óssea, a fratura do quadril é uma das mais complexas, principalmente em idosos. Aproximadamente 5% dos indivíduos que apresentam essa situação morrem durante a internação hospitalar, 12% morrem nos 3 meses subsequentes e 20% morrem no ano seguinte ao episódio, de acordo com dados norte-americanos.

“Por ser uma condição silenciosa, às vezes a osteoporose só se manifesta em fase tardia, quando ocorre a lesão/fratura. Portanto, é necessário estar atento aos sintomas, que são dores nas costas, quadril e pescoço, além da diminuição da altura corporal”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS), Marcos Paulo de Souza.

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a doença, como ter uma alimentação saudável, não fumar, evitar o consumo de café e bebidas alcoólicas em excesso, ter uma alimentação rica em cálcio, vitamina D e evitar o sedentarismo. “Realizar atividades físicas regularmente melhora o equilíbrio, tônus muscular e a qualidade óssea”, salienta o presidente da SBOT-RS.

Crédito da Foto: Divulgação/FreePik
Legenda: Causada pela fragilidade óssea, a fratura do quadril é uma das mais complexas

Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS)
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani - [email protected] (11) 99144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 97529-0140 WhatsApp
Geice Silva – [email protected] (11) 99571-7400 WhatsApp
Vladimir Ribeiro – [email protected] (11) 94470-6660 WhatsApp

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp