07/10/2023 às 10h13min - Atualizada em 08/10/2023 às 00h00min

Sete curiosidades sobre os Jogos Abertos do Interior de SP

Competição teve início na década de 30, com apenas uma modalidade em disputa; torneio foi idealizado por jogador de sucesso

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/sete-curiosidades-sobre-os-jogos-abertos-do-interior/
(Foto: Richard Aldrin/Secretaria de Esportes)

Completando 85 anos de vida, os Jogos Abertos Horácio ‘Baby’ Barioni, ou simplesmente Jogos Abertos do Interior, têm muita história para contar. Essas são sete curiosidades sobre a maior competição poliesportiva da América Latina que você muito provavelmente não sabia.

  • Quem foi Horácio ‘Baby’ Barioni?

Padrinho dos Jogos Abertos, Horácio Geraldo Barioni foi pivô do time de basquete Palestra Itália, que fez sucesso no estado de São Paulo nas décadas de 20 e 30. A paixão pela bola laranja, aliás, levou Barioni a criar a competição. Em uma viagem pelo interior paulista, ele acabou parando em Monte Alto para apitar uma partida de basquete e lá conheceu Manuel Carvalho de Lima, presidente da Associação Atlética Montealtense. Das conversas entre os dois surgiu a ideia de promover um minitorneio intercidades da modalidade, que ganhou vida em 1936 com o nome de ‘Campeonato Aberto do Interior’.

  • Primeira edição enxuta

Quem vê hoje o Jogos Abertos com 192 cidades envolvidas talvez nem imagine que na edição pioneira, em 1936, a competição teve somente seis cidades e uma modalidade em disputa: basquete. Participaram a cidade-sede Monte Alto, Franca, Mirassol, Olímpia, Piracicaba e a mineira Uberlândia, que acabou ficando com o título. Em 1937, os Jogos ganharam um reforço na programação, com a entrada da natação.

  • Cidade mais vezes campeã

Santos é a cidade que mais vezes subiu ao topo do pódio dos Jogos Abertos. Foram 26 títulos. Mas, apesar da aparente hegemonia – a segunda colocada na lista é São Bernardo do Campo, com 15 -, Santos não vence desde 2003, quando foi sede.

  • Cidade mais vezes sede

Santos pede bis! A cidade litorânea é a que mais vezes foi campeã e também a que mais vezes recebeu os Jogos, com oito edições, sendo a última delas em 2010, ano em que foi vice-campeã.

  • Os Jogos que não aconteceram

Apenas em três anos os Jogos não foram realizados. Em 1989, uma greve de professores da rede estadual de ensino impediu que as escolas servissem de alojamento para as delegações. Já as edições de 2020 e 2021 foram canceladas em virtude da pandemia de covid-19.

  • Sede ‘forasteira’

Embora seja uma competição com sede no estado de São Paulo, os Jogos Abertos abriram uma exceção em sua segunda edição. Campeã em 1936, a mineira Uberlândia abrigou a competição em 1937 como um prêmio pelo feito um ano antes. Como boa anfitriã, Uberlândia levou o bi em casa.

  • Celeiro de talentos

Os Jogos Abertos têm como premissa promover o esporte na fundação, na base. Em 84 edições, muita gente boa saiu da competição para brilhar mundo afora. Alguns exemplos são os medalhistas olímpicos Ricardo Prado (natação) e Rogério Sampaio (judô), os campeões pan-americanos Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Fabiana Murer (salto com vara), e a campeã mundial Alessandra Oliveira (basquete). Agora é esperar pelos campeões de amanhã nos Jogos Abertos de 2023.

Sobre os Jogos Abertos do Interior

Maior torneio poliesportivo da América Latina, os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni acontecem desde 1936, quando Monte Alto, no interior paulista, recebeu delegações de outras cinco cidades para disputas de basquete. Em 2023, os Jogos chegam à sua 85ª edição, confirmando a fama de evento mais tradicional do calendário da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Hoje, os Jogos movimentam cerca de 8 mil atletas de 192 cidades, em 28 modalidades. Atletas e delegações se hospedam em escolas municipais e estaduais. Todos os classificados para a competição saíram dos Jogos Regionais, que acontecem nas oito regiões esportivas do estado de São Paulo.

O post Sete curiosidades sobre os Jogos Abertos do Interior de SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp