06/10/2023 às 18h13min - Atualizada em 07/10/2023 às 00h00min

Lipoaspiração UGraft: após polêmica, especialista afirma que procedimento é seguro e não tem risco de embolia gordurosa

Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) também reforça que a técnica é realizada com base em estudos científicos mundiais

Erika Ricci
Máxima, Assessoria de Imprensa
Freepik

A Lipoaspiração UGraft - técnica que permite que a gordura retirada do próprio paciente seja injetada no músculo do abdômen com o auxílio de um ultrassom, promovendo hipertrofia e definição muscular - já existe há alguns anos, mas ganhou notoriedade, principalmente nas redes sociais, depois que a ex-BBB Eslovênia Marques contou que se submeteu ao procedimento. 

“Informações incorretas passaram a circular na imprensa e nas redes sociais, colocando em xeque a segurança da Lipo UGraft. Porém, é importante esclarecer que o risco de tromboembolia pode ocorrer e até ocasionar morte quando a gordura retirada do próprio paciente é enxertada no intramuscular do glúteo, prática severamente proibida aqui no Brasil”, esclarece Ícaro Samuel, membro fundador da BAPS, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS).

De acordo com o especialista, a Lipo UGraft é realizada principalmente no reto abdominal, que é o músculo do abdômen e não tem nada a ver com o glúteo. “É um outro tipo de vascularização, um outro tipo de vaso sanguíneo, então esse risco está totalmente descartado”, tranquiliza Ícaro Samuel. 

Já a Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) reforça que a injeção intramuscular de gordura no reto abdominal é realizada desde 2017 com a técnica Raft e desde 2019 com a técnica UGraft, quando o ultrassom passou a ser utilizado para guiar a transferência de gordura, dando ainda mais segurança ao procedimento.

“Estão confundindo e caracterizando os enxertos em locais diferentes, ou seja, realmente o enxerto intramuscular de glúteo é proibido e não é feito por nenhum cirurgião plástico no Brasil. O enxerto intramuscular na região do abdômen é uma técnica realizada com bastante estudo científico envolvido. Guiado por ultrassom, ele possibilita aumento, regeneração e hipertrofia muscular e melhora o contorno corporal. É realizado com absoluta segurança. Obviamente é necessária uma expertise muito mais aprimorada de conhecimento na área, incluindo ultrassonografia e radiologia”, explica o cirurgião plástico. 

Ainda segundo o médico, a técnica oferece excelentes resultados em relação a ganhos estéticos e musculares. “Os enxertos intramusculares em regiões específicas são internacionalmente reconhecidos e praticados por médicos renomados, com técnicas modernas, seguras e realizadas com embasamento científico robusto. Como o procedimento e o aprofundamento na técnica são relativamente novos, somente os cirurgiões plásticos que estão na vanguarda da cirurgia plástica mundial possuem habilidades necessárias para a realização de forma totalmente segura”, afirma Samuel.

Segundo o especialista, por esse motivo, é preciso disseminar corretamente as informações sobre a Lipoaspiração UGraft, principalmente no Brasil, acessando profissionais realmente habilitados e com expertise profunda para esclarecer todas as dúvidas. “Difundir informação sem conhecimento de causa, só prejudica o avanço na área, aterroriza e confunde os pacientes, além de ser um desserviço para a sociedade”, complementa Ícaro.

 

Ícaro Samuel:

Médico formado pela Universidade Federal de Pelotas com residência em cirurgia plástica e reparadora pelo Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). CRM - 003697/TO.

Referência em prótese de silicone de recuperação rápida (R24R) e Lipo HD de alta definição. Embaixador da Total Definer no Brasil. Criador e influenciador do método Dream Day, que tem o objetivo de fazer com que a cirurgia plástica seja um verdadeiro sonho desde o primeiro contato com a clínica. Já fez mais de 5 mil procedimentos (ou sonhos realizados). Escritor do livro: Ame-se! Você em primeiro lugar. Palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Fundador do Instituto Plástica Academy, um centro de treinamento para profissionais da saúde e clínicas estéticas.

 

Instagram: @dricarosamuel

YouTube: @dricarosamuel - um dos maiores de cirurgia plástica do Brasil

Site: https://www.dricarosamuel.com.br/

Quadra 404 Sul, Alameda 02 Qc 01, Lote 07 - Plano Diretor Sul, Palmas/TO

Telefone: (63) 3216-4091

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp