04/10/2023 às 15h10min - Atualizada em 05/10/2023 às 00h01min

App commerce: 5 dicas para fidelizar clientes

*Por Thiago Falanga, Diretor de Desenvolvimento de Produto da Corebiz

NB Press Comunicação
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A era digital não só moldou o comportamento das pessoas como também a relação dos consumidores com as marcas. Nesse contexto, os smartphones assumiram o papel de protagonistas no cotidiano da maioria, seja para comprar, trabalhar, pagar contas, conversar ou até mesmo se divertir. Com isso, o mobile commerce emergiu e, consequentemente, os aplicativos das lojas on-line mostraram a sua importância quando o assunto é estreitar relacionamento e fidelizar clientes.
De acordo com o relatório Expectativas do consumidor brasileiro sobre segurança de aplicativos móveis, elaborado pela americana Appdome, 90,3% dos consumidores brasileiros se sentiram mais confortáveis usando aplicativos móveis do que computadores em 2022. O número representa 18% a mais do que os consumidores globais. A pesquisa foi realizada com 25 mil pessoas de 12 países – Brasil, Argentina, Austrália, Colômbia, Alemanha, Israel, Holanda, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Portanto, se o seu negócio ainda não entrou nesse universo que potencializa oportunidades de conversão e conexão com os clientes, ou se almeja melhorar os resultados da sua plataforma, vale a pena se atentar às seguintes dicas:
App commerce precisa fazer sentido para o cliente
Comprove para o consumidor que esse canal de comunicação tem um diferencial para ele, caso contrário será baixado e apagado rapidamente. As transações chegam ao final? Os números de acesso são bons? Faça pesquisas e estude o que o público espera da marca e do aplicativo. Aqui a comunicação também é chave no quesito utilidade. A dica é investir em informações de fácil acesso, canais diretos de ajuda e marketing digital.
Invista em uma interface intuitiva
Um app com interface bem desenvolvida, ou seja, que não gere dúvidas ou obstáculos para chegar ao final da transação, retém o usuário, promove mais chances de conversão e preza por uma boa experiência de compra. Portanto, se o aplicativo não for intuitivo, o consumidor tende a desistir da aquisição rapidamente. Para que isso não aconteça, aposte em ícones simples e menus rápidos e objetivos, que passam confiança ao usuário.
Envie notificações do tipo push como estratégia de engajamento
Quando utilizadas com alta frequência e com padrão, as notificações push vão construir lembrança de marca. Adicionar na estratégia uma comunicação personalizada e convincente, são muito bem-vindas. Com o app, é possível disparar avisos de promoções, lembretes de carrinho abandonado, pagamentos pendentes e assim por diante.
Crie ações de proximidade
Um dos diferenciais de um app commerce é a possibilidade de atrair clientes para a loja física quando estão por perto. Com ações de proximidade, que utilizam a geolocalização por meio do GPS do aparelho, é possível enviar mensagens de ofertas personalizadas, na hora e no momento certo.
Faça a ponte entre app e loja física
O cliente moderno é omnichannel, ou seja, descarta as amarras do mundo analógico e busca a integração entre lojas virtuais e físicas. Nesse sentido, o app commerce pode criar promoções exclusivas para a compra na ferramenta, desde que a retirada do produto aconteça na loja, por exemplo. Além de promover uma experiência positiva com a organização em pauta, ao facilitar essa transação o app pode fidelizar o cliente.
*Thiago Falanga é Diretor de Desenvolvimento de Produto da Corebiz – [email protected]

 

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