03/10/2023 às 11h38min - Atualizada em 04/10/2023 às 00h01min

A Beleza de dentro para fora.

Uma visão mais particular,que é a beleza que vem através da alimentação .

Kitto Vieira
Chef Dani Pimenta
Chef Dani Pimenta
A beleza de dentro para fora .

É muito comum nos dias de hoje falarmos da beleza estética e nesta fala apresentar a todos diversos cosméticos e formas de melhorar a nossa aparência .

Porém eu quero aqui falar da beleza por uma outra óptica. Uma visão mais particular que é a beleza que vem através da alimentação .

Desde pequenos ouvimos que nosso corpo é composto de mais de 70% de água , e que é esse líquido tão essencial para a saúde , que nos mantém vivos e saudáveis .

Podemos encontrar água em todos os seres vivos , em particular , encontramos água nos alimentos que tanto necessitamos para nos nutrir. E é esse tipo de cosmético que venho aqui falar.

Todos os grupos alimentares além de água , tem diversos nutrientes extremamente necessários para a nossa saúde , e a ausência deles facilmente é percebido pela nossa aparência física.

A descamação no couro cabeludo pode vir em decorrência da falta de ômega 3 , que facilmente é encontrado nos peixes , no abacate e em nozes como amêndoas e castanhas

Os cabelos fracos e opacos são resultados da falta de vitaminas do complexo B e ácido fólico , essas vitaminas tem poder antioxidante e colaboram com diversas reações químicas essenciais para nosso corpo. Podemos listar aqui o couve, o repolho, o espinafre , além dos cereais integrais , leite e ovos .Já o ácido fólico facilmente é encontrado no arroz e no pão integral

Ainda falando nos cabelos, um dado importante é o surgimento de cabelos brancos . Obviamente é sabido que além da idade , fatores genéticos contribuem com isso , o que pouco é dito é que a falta da produção de melanina para a pigmentação dos fios está na baixa ingestão de cobre , alimentos como cogumelos , frutos do mar , como ostras e mariscos garantem uma rápida absorção do mesmo e garantem a pigmentação natural dos cabelos

Lábios ressecados e aftas são incômodos e um sinal de que a saúde não vai bem , outro dado importante é que mostra claramente a falta de vitaminas do complexo B . principalmente a vitamina B12 que possui um micronutriente essencial para que demais nutrientes atuem no corpo. Consumir frango, ovos e carne vermelha ajudam na absorção dessas vitaminas , porém a ingestão de leveduras e cereais também auxiliam nessa absorção de nutrientes , caso você não seja adepto às proteínas de origem animal .

É normal também algumas imperfeições na pele , mas observe se você tem bolinhas na parte de trás dos braços. Se sim for sua resposta , o corpo está carente de vitamina A e de Zinco , estas vitaminas são essenciais para a saúde da pele , alimentos como sementes de abóbora , hummus e carne de aves são importantes fontes de Zinco , já a vitamina A pode ser facilmente encontrada no melão e na batata-doce

Nossas unhas são facilmente um termômetro para identificar uma boa saúde. Consumir alimentos que garantam a boa saúde estomacal é imprescindível uma vez que o ácido estomacal em excesso aparenta facilmente que algo não vai bem . Aumentar a ingestão de frutas é uma boa pedida nestes casos

As pernas quando aparentam manchas roxas e machucados que muitas vezes nem se sabe de onde vieram pode ser um sinal de carência de vitamina C . Para suprir essa necessidade sugiro a ingestão de morangos , limão , brócolis , acerola e manga

A falta de fibras é algo que facilmente aparece em nossa pele, a constipação , o mau funcionamento do intestino , além de causar um desconforto grande e acúmulo de peso e impurezas no corpo , também interfere na estética. Uma pessoa que não tem um bom funcionamento intestinal , tem como característica uma alta proliferação de acnes e afecções da pele. E isso só agrava com o uso de adstringentes e outros produtos que prometem acabar com essas infecções de forma instantânea.
Uma dieta boa em fibras tem em sua base a ingestão diária de no mínimo 38gr de fibras . Podendo ser encontradas em diversos alimentos tais como as folhas verdes escuras e os cereais . Melhor ainda se consumidos in natura .

Sim , temos ainda muitos cosméticos naturais que podem ser incorporados a nossa dieta, vejam o caso do beta-caroteno , tão importante para manter a cor e o aspecto saudável da pele e que é facilmente encontrado nas cenouras .

Não quero aqui colocar um tema tão extenso , na verdade eu apenas fiz alguns dos principais apontamentos científicos para mostrar que todos os cosméticos são essenciais para a beleza , mas o maior deles é a saúde.

E a saúde começa no prato , então quando for refazer seu nécessaire com produtos para ficar linda , lembre-se de checar se o seu prato também está recheadinho de vitaminas .

Ahn!!! e não esqueça , BEBA ÁGUA !!!

No meu canal postei
 varias receitas e dicas deliciosas e baratas para comer mais e melhor .
 

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