02/10/2023 às 10h36min - Atualizada em 02/10/2023 às 20h02min

Motul lista 4 fatores que deterioram o fluido de freio

Diferentemente do mito de que o líquido só deve ser trocado quando também forem substituídos os discos e as pastilhas, a manutenção regular é essencial, independentemente do estado de desgaste dos componentes mecânicos

João Pedro Ribeiro
Divulgação

São Paulo, outubro de 2023 – Com o objetivo de colaborar com o aumento da segurança dos motoristas, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, lista os quatro principais motivos que favorecem a deterioração do fluido de freio:

1. Degradação natural devido ao uso - por conta de condições de frenagens abruptas nas quais o sistema superaqueça com frequência;

2. Problemas com a vedação do sistema;

3. Contaminação por abastecimento de fluido incompatível;

4. Manutenção sem o cuidado requerido para a boa limpeza.

Estar atento a essas questões é extremamente importante, uma vez que o funcionamento adequado do sistema de freios desempenha papel fundamental na garantia da segurança, evitando possíveis acidentes causados por seu mau desempenho.

“Para estar protegido contra possíveis falhas e se manter seguro, o motorista deve contar com a manutenção preventiva como aliada”, afirma Danilo Silva, engenheiro de aplicações da Motul. “Além de diminuir os riscos à segurança, a prevenção evita os altos custos da manutenção corretiva.”

Diferentemente do mito comum de que o fluido de freio só deve ser trocado quando forem substituídos os discos e as pastilhas, a manutenção regular do líquido é fundamental, independentemente do estado de desgaste dos componentes mecânicos. 

“Vale destacar que o processo de oxidação e degradação do fluido pode ocorrer até mesmo em um produto novo quando armazenado incorretamente ou por longos períodos”, explica Silva.

Dessa maneira, recomenda-se efetuar a troca do fluido a cada 12 meses - a menos que o manual do fabricante do veículo indique um intervalo diferente - e que ela seja sempre feita por um especialista de confiança, já que erros durante a manutenção ou por abastecimento indevido podem corromper a ação dos freios.

Especificação de cada tipo de fluido

Outro fator que deve ser observado pelos motoristas é a especificação de cada tipo de fluido. Diferenciados por parâmetros como temperatura de ebulição e viscosidade, os fluidos podem ser feitos com base mineral (LHM), de silicone ou glicol. Atualmente, os fluidos mais utilizados nos carros são à base de glicóis, regidos pela norma DOT, e podem ser classificados entre DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1.

“No momento da compra do fluido, o motorista deve examinar pontos como a formulação com inibidores de corrosão, compatibilidade com os materiais do sistema de freios, boa fluidez a baixas temperaturas e viscosidade estável”, alerta Silva.

Mercado Livre 

Sabia que agora a Motul está presente também no Mercado Livre? Você pode adquirir diversos produtos do portfólio da marca através da sua loja oficial no Mercado Livre. Basta acessar o link oficial e conferir tudo para seu veículo: https://loja.mercadolivre.com.br/motul.

Sobre a Motul

Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões. 

Assessoria de Imprensa - Motul
Anna Carla Mattos (consultora de Comunicação) - (11) 9 4247-6804
João Ribeiro (assistente de Comunicação) - (11) 9 8151-3704
Fabiano Oliveira (gerente de Comunicação) - (11) 9 9287-5957 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp