29/09/2023 às 09h28min - Atualizada em 01/10/2023 às 00h00min

Em 23 anos, Sefras já realizou mais de 37 milhões de atendimentos a população vulnerável

A ação franciscana celebra mais um ano de dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações vulneráveis

Stefany Oliveira
Sefras
Divulgação
 

O Sefras - Ação Social Franciscana,  celebrou 23 anos de incansável dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis. Desde o seu início, suas ações são guiadas pelos valores franciscanos de acolher, cuidar e defender, transformando vidas e promovendo mudanças positivas para milhões de pessoas. A organização, que atua em São Paulo e no Rio de Janeiro, possui como principal foco a assistência à população em situação de rua, crianças, imigrantes e refugiados, pessoas idosas, e pessoas acometidas pela hanseníase. 

No estado de São Paulo, cerca de 4.300 atendimentos são realizados diariamente, com o compromisso e a dedicação de cerca de 130 voluntários, que generosamente doam seu tempo e esforço para apoiar as operações. Ao longo dos anos, mais de 3.800 toneladas de alimentos foram doadas, resultando na distribuição de 2,3 milhões de refeições. Já no estado do Rio de Janeiro, são aproximadamente 420 atendimentos diários, com a colaboração de mais de 290 voluntários. Desde junho de 2020, mais de 296 mil refeições foram doadas para aqueles que mais precisam, e a equipe dedicada realizou 660 atendimentos sociais, fornecendo suporte essencial às famílias em situação de vulnerabilidade.

As Casas Franciscanas em São Paulo e no Rio de Janeiro são o epicentro das operações do Sefras, fornecendo refeições diárias, instalações sanitárias, atendimento multidisciplinar e atividades socioeducativas. Durante o inverno, em São Paulo, também são oferecidas 150 vagas de abrigo noturno. A Casa de Assis desempenha papel fundamental no apoio a imigrantes e refugiados, oferecendo acomodação, alimentação, suporte psicológico, aulas de português e assistência na integração no mercado de trabalho, além de serviços especializados para orientação e encaminhamento para a rede de políticas públicas.

Já a Casa de Alice é dedicada ao atendimento às pessoas acometidas pela hanseníase na capital paulista, oferecendo apoio social, orientações sobre diagnóstico e tratamento, distribuição de cestas básicas e busca de parcerias com organizações públicas e da sociedade civil. As Casas de Clara, por sua vez, também ficam situadas em São Paulo, promovendo o envelhecimento ativo, a proteção social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários entre pessoas idosas. 

O Sefras também possui as Casas Perfeita Alegria, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que possuem como principal objetivo cuidar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, oferecendo cuidados básicos, além de atividades lúdicas e culturais para o desenvolvimento das mesmas, promovendo o diálogo sobre políticas públicas relacionadas à primeira infância.

De acordo com Frei José Francisco, diretor-presidente do Sefras, todas essas iniciativas desempenham um papel essencial na nossa sociedade, transcendendo a simples satisfação das necessidades básicas. “Elas carregam consigo uma importância profunda, pois não apenas alimentam o corpo, mas também nutrem o espírito humano. Ao oferecer cuidado, compaixão e acolhimento, esses serviços não só mitigam a fome física, mas também alimentam a dignidade e a esperança daqueles que enfrentam adversidades”, explica.

A solidariedade e o compromisso podem causar uma transformação positiva nas vidas das pessoas e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Para saber mais sobre o Sefras e como apoiar essas causas, visite o site.

Sobre o Sefras - Ação Social Franciscana
O Sefras é uma organização franciscana que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase. Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias no Brasil. Seus serviços diários promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp