29/04/2021 às 08h59min - Atualizada em 29/04/2021 às 08h59min

Comercialização de ostras na Ponta de Baixo, em São José, está liberada pela Secretaria de Agricultura

Da Redação
Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM
A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural liberou desde esta última quarta-feira a comercialização de ostras de Ponta de Baixo, em São José. Assim, está permitido retirar e comercializar exclusivamente ostras, as quais devem passar por processo de depuração ou processamento térmico antes do consumo, devido a área estar classificada como liberada sob condição para ostras.

As áreas de cultivo da Ponta de Baixo estavam interditadas desde o dia 15 de abril devido à presença de Escherichia coli (E. coli) acima dos limites permitidos em mexilhões. A liberação das ostras ocorre após laudos demonstrarem que os níveis de coliforme nestes moluscos encontram-se abaixo dos limites permitidos para consumo.

"É importante ressaltar que ainda permanece proibida a retirada e comercialização de mexilhões, berbigões e vieiras e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessa área. O gerente de Aquicultura e Pesca, Sérgio Winckler, explica que ostras e mexilhões apresentam comportamento diferente diante da concentrações de algas tóxicas e coliformes fecais, por isso é possível a a desinterdição parcial, a partir de resultados de análises separadamente por espécie", diz a prefeitura.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp