19/04/2021 às 09h34min - Atualizada em 19/04/2021 às 09h34min
Secretaria de Turismo consolida parceria com o Instituto Australis para o monitoramento da baleia franca em Palhoça
Da Redação
Instituto Australis Com o objetivo de fortalecer ainda mais a atividade turística no município, a Secretaria de Turismo de Palhoça realizou uma visita técnica ao Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, localizada na praia de Itapiruba, na cidade de Imbituba.
No Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, o encontro ocorreu com os profissionais do Instituto Australis, que realizam pesquisas científicas, monitoramento e proteção da população sobrevivente da espécie no Brasil.
Participaram da reunião o secretário de Turismo José Virgilio Junior Silva, o gerente de turismo Marcos Antônio de Souza e o técnico da Setur Márcio Antonio Pereira, representando o município de Palhoça, além das biólogas Karina Groch e Camila Morais representando o instituto.
O encontro foi realizado na última terça-feira (13) e divulgado agora pela prefeitura de Palhoça.
De acordo com a secretaria de Turismo, o principal objetivo da visita foi a consolidação de uma parceria para iniciar o processo de tratativa para que o Instituto Australis realize o monitoramento da baleia franca em Palhoça. Serão dois pontos de observação no município: um na Guarda do Embaú e outro na praia da Pinheira.
ara a realização do monitoramento da espécie, o Instituto Australis disponibilizará dois biólogos. Além da observação das baleias, a ideia é que outros projetos do instituto ligados à educação ambiental sejam também desenvolvidos no município.
“Nossa parceria com o Instituto Australis, com certeza, será muito proveitosa. Fomos cordialmente recebidos pelos técnicos do instituto e destacamos a importância dessa ação para a cidade de Palhoça que está inserida na APA - Área de Proteção Ambiental. Além da produção de estudos biológicos de grande impacto, essa união de forças também contribuirá para a ampliação dos atrativos turísticos de nossa cidade” destaca Silva.