17/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 17/04/2021 às 00h00min
Daniela Reinehr busca alinhamento com ministros e volta otimista de Brasília
Da Redação
Mauricio Vieira/Secom A governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), aproveitou esta última para buscar um alinhamento ainda maior com o Governo Federal.
Ela, que é apoiadora declarada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), esteve em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, da Saúde, Marcelo Queiroga, e também com o Secretário Especial de Cultura, Mario Frias.
Com o ministro da Saúde, ela pediu a habilitação de mais leitos de UTI no estado durante a pandemia.
“Viemos com o intuito de aglutinar os nossos esforços em busca de uma convergência das ações entre o Governo Federal, o Governo do Estado e os nossos municípios para suprir todos os desafios que o atual momento nos impõe. O ministro foi bastante sensível às nossas reivindicações e é assim que nós queremos trabalhar, em formato de parceria”, afirmou a governadora, que também solicitou apoio federal para a manutenção do tratamento de AVCs no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, hoje mantido pela iniciativa privada.
O ministro da Infraestrutura deu sinal verde para que a conclusão do trecho catarinense da BR-285, na Serra da Rocinha, ocorrera no segundo semestre deste ano. Ele também assegurou entregas nas obras de duplicação das BRs 470 e 280, além do aumento de ritmo na recuperação das BRs 163, 282 e 158, no Oeste.
“Foi uma reunião que nos deixou bastante satisfeitos. O ministro se comprometeu com os pleitos de Santa Catarina e acreditamos que as nossas rodovias terão melhorias significativas neste ano. Essa parceria com o Governo Federal é fundamental para o nosso Estado”, disse Daniela Reinehr, após a reunião.
EVENTOS. Na Cultura, o principal assunto do encontro foi o auxílio ao setor de eventos, um dos mais duramente atingidos pela pandemia. Durante a conversa, o secretário disse que uma linha de financiamento para o setor, no valor de R$ 405 milhões, deve ser ativada pelo Governo Federal em breve via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
“Nesta semana, recebemos as demandas da área de eventos e prontamente trouxemos essa situação ao secretário Especial da Cultura, aqui em Brasília, que acolheu o assunto. Sabemos que esse setor é um dos mais duramente atingidos e estamos trabalhando para construir uma perspectiva de melhora para esse cenário”, afirmou a governadora.