15/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 15/04/2021 às 00h00min

São José cria tecnologia para cadastro online de vacinação

Da Redação
Divulgação
São José vem apostando em uma tecnologia considerada pioneira no processo de vacinação contra a Covid-19, sendo o primeiro município brasileiro a usar o Sistema Gestor de Vacinas. A Prefeitura de São José criou um portal (www.saojosesc.com.br) para o agendamento online da vacinação. Trata-se de um projeto de coparticipação entre a Secretaria Municipal de Saúde e as empresas Saguaro Comunicação e Yeapps Desenvolvimento para que os cidadãos possam antecipar o cadastro, agilizando o atendimento oferecido pelas equipes nos locais de vacinação do município.

A secretária de Saúde josefense, Sinara Simioni, afirma que o mecanismo traz mais praticidade para as equipes que atuam na ponta, proporcionando a redução do tempo de espera nas filas e a distribuição das doses de forma organizada aos pontos de vacinação. 

“Ao se cadastrar, a partir do momento que é autorizada a vacinação da faixa etária do cidadão, ele recebe um QR-Code no celular para apresentá-lo no momento da vacinação. Desta forma, ele é diretamente encaminhado para receber a vacina, o que agiliza muito todo o processo”, explica a secretária.

No site, o cadastro está liberado para todos, porém o QR-Code é enviado via Whatsapp, e-mail ou mensagem de texto somente para os idosos que fazem parte dos grupos prioritários conforme as etapas da vacinação avançam. A diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Maris Zamprogna, orienta que os idosos entre 60 e 64 anos antecipem o seu cadastro online para que, assim que esta faixa etária for liberada, o grupo possa se dirigir aos pontos de vacinação com o QR-Code, além da identidade e o comprovante de residência nominal.

“Esta é uma estratégia voltada para qualificar o processo de vacinação e distribuição das doses nos pontos de vacina da nossa rede”, destaca Katheri, ao lembrar que os idosos que não têm acesso à internet podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde e solicitar ajuda aos profissionais da Saúde que estão prontos para auxiliar a todos.

O cadastro online foi desenvolvido por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a empresa Saguaro Comunicação, gestora da tecnologia pioneira. “Desde o início da ideia do Sistema Gestor de Vacinas até a execução do projeto final, foram muitas horas de desenvolvimento de nossas equipes. Todos os envolvidos da Saguaro e Yeapps estamos orgulhosos do resultado final e temos a certeza que esta solução pode auxiliar os municípios a otimizarem o processo de imunização da população”, assinala a administradora da empresa, Regina Pinho Campos.

O projeto

O Sistema Gestor de Vacinas nasceu da colaboração entre duas empresas da Grande Florianópolis, Saguaro Comunicação e Yeapps Desenvolvimento de Software, que fundiram suas tecnologias e uniram forças para atender às necessidades atuais de vacinação contra a Covid-19.

A cooperação técnica com o Município de São José, que de forma inovadora iniciou o processo de informatização, busca trazer agilidade, inovação e comodidade para a população e seus respectivos grupos de atendimento que progressivamente estão sendo imunizados.

Neste contexto, o Gestor de Vacinas vem para agilizar a fila dos centros de vacinação e eliminar a utilização de papéis, reduzindo tempo de trabalho, recursos naturais e humanos.

Passo a passo

- a Prefeitura abre as faixas de vacinação no site;

- a população se cadastra no site (www.saojosesc.com.br), informando os dados pessoais

- ao se cadastrar, o sistema faz a validação dos dados e separa os grupos por faixa etária

- Prefeitura envia uma notificação via whatsapp, e-mail ou mensagem de texto para a faixa etária autorizada para receber a vacina;

- pessoa se dirige a um ponto de vacinação com documento oficial com foto, comprovante de residência nominal ou cartão do centro de saúde em seu nome. No momento da vacinação deverá apresentar o QR Code para agilizar o processo;

- o profissional faz a validação do QR Code e emite a carteira de vacinação;

- quando chegar o momento da segunda dose, uma nova notificação será enviada e o mesmo processo será realizado até que toda a população seja imunizada.

Fonte: prefeitura de São José

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp