12/04/2021 às 15h35min - Atualizada em 12/04/2021 às 16h45min

Franquias: setor demonstra crescimento em meio à pandemia

Apesar de todos os desafios que acompanharam o ano de 2020, o mercado foi propício e de crescimento para as franquias

DINO
http://www.ubizcar.com.br


De acordo com a ABF, Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias cresceu durante o ano de 2020. A expansão, que já foi notada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é acompanhada pelo desejo do brasileiro de criar o próprio negócio, assim como novas oportunidades: no ano de 2018 o setor foi responsável por 8% das novas vagas de emprego no país.

Sendo assim, diante da pandemia da COVID-19, muitas franquias tornaram-se uma opção acessível. Com um investimento inicial reduzido e respaldo de marca, os empreendedores não pensam duas vezes. E, de acordo com levantamento feito pela ABF no início deste ano, o interesse em participar de marcas que já estão há 10 anos no mercado teve um crescimento de 57% para 71%. Mas, afinal, o que define esse modelo de negócio? 

Na prática, as franquias comercializam o direito do uso de uma marca. O formato abrange os mais diversos tipos de segmento, e tem como principal característica a padronização. Ou seja, um serviço, produto ou conceito pode ser espalhado por diversos locais e ter diferentes donos, mas sempre seguindo os mesmos princípios e qualidade.

Franquias no Brasil

No Brasil, as franquias são regulamentadas pela Lei de Franquias nº 8.955/94 - e o mercado é formado por uma grande variedade de setores. Em uma pesquisa realizada em 2019 pela Central de Franquias, destacam-se entre os segmentos principais: alimentação, saúde, beleza e bem-estar, serviços, comunicação e eletrônicos. 

De acordo com Alécio Cavalcante, sócio-fundador da franquia Ubiz Car, aplicativo de mobilidade urbana, investir em uma franquia é uma oportunidade para iniciar a vida de empreendedor. “Uma franquia oferece apoio e segurança. É preciso ter conhecimento para administrar o negócio e as finanças, claro. Ainda assim, outras questões são apoiadas”, explica.

Isso porque existe todo o suporte por trás do franqueador. “É possível ter um início com menos riscos, além de acesso a métodos profissionais de gestão e operação, troca de experiências com demais parceiros e marketing cooperado com a rede. Sem contar com as indicações e equipamentos oferecidos”, indica Alécio. 

As vantagens são interessantes também para os franqueadores. Alécio explica o porquê de ter transformado a Ubiz Car em uma franquia. “É possível  obter o crescimento da marca com mais agilidade e menores investimentos, em maior potência de operação, descentralização da gestão e a possibilidade de concentração na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços”, diz. 

A Ubiz Car está presente em várias cidades no interior do Brasil oferecendo mobilidade urbana para moradores e um negócio escalável para investidores franqueados. Com o objetivo de adaptar o serviço à realidade dos usuários presentes nas pequenas cidades do interior, a Ubiz Car conta com a tecnologia de sua plataforma e também ligações e WhatsApp. Além disso, também possui uma central em cada cidade para melhorar o atendimento - tanto para os motoristas quanto para os passageiros. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp