15/05/2023 às 15h23min - Atualizada em 15/05/2023 às 20h01min

Sociedade Brasileira de Glaucoma faz campanha para alertar médicos e população em geral sobre a necessidade de se saber a pressão intraocular

Alterações, ainda que dentro dos padrões de normalidade, podem ser indicativo da doença que mais causa cegueira irreversível no mundo

SALA DA NOTÍCIA Leticia Helena Telles Nunes
https://pio.sbglaucoma.org.br/
Paul Diaconu/Pixabay
Você sabe qual é a sua pressão intraocular? Possivelmente, não. Mas deveria. A pressão intraocular (PIO) é fundamental para diagnosticar o glaucoma, a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Talvez, na última consulta regular com um oftalmologista - que, lembre-se, deve ser anual – o profissional tenha informado que vai tudo bem com a sua PIO. Na avaliação da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), isso é pouco. Alterações na pressão intraocular, ainda que dentro da faixa considerada padrão, podem indicar que algo não vai bem.

Justamente por isso a SBG está lançando uma campanha em três frentes. Para os oftalmologistas, o objetivo é fortalecer a ideia de que eles precisam informar aos pacientes os valores da PIO. Em relação aos médicos de outras especialidades, a sociedade quer conscientizar sobre a importância de orientar os pacientes a, quando consultar o oftalmologista, perguntarem os valores de sua pressão intraocular.

Para a população em geral, a campanha traz um alerta: o glaucoma é um mal  silencioso, que não tem cura, mas pode ser prevenido e tratado, com colírios e laser. Dados da SBG indicam que a doença pode afetar até 2,5 milhões de brasileiros com mais de 40 anos no Brasil. O problema é que muitas dessas  pessoas sequer têm ideia de que podem estar desenvolvendo um glaucoma. Mesmo sem estudos mais abrangentes, um levantamento conduzido por pesquisadores ligados à Sociedade com 1.636 indivíduos, apontou que 90% desconheciam que já apresentavam traços da doença.

"Dispomos dos melhores diagnósticos e tratamentos do mundo no Brasil. A dificuldade é o paciente chegar até nós. O glaucoma não dói e, na maioria das vezes, não provoca sintoma algum. O defeito que a doença causa começa na periferia visual para depois ir para o centro, então, o paciente não percebe que está perdendo a visão. Quando ele percebe que tem alguma coisa errada, até 60% do nervo óptico já foi destruído", observa o presidente da SBG, o oftalmologista Roberto Galvão Filho.

Mas qual seria a importância de o paciente saber sua PIO?  Mal comparando é o mesmo que saber a pressão arterial. Exemplo: se você tem pressão 9x6 e, em um determinado dia, ao fazer a medição, ela está 12x8, os valores ainda estão no patamar de normalidade, mas alguma coisa provocou um aumento. Isso também vale para a pressão intraocular: mudanças dentro do padrão podem ser um sinal de alerta.

Cabe lembrar que a aferição da PIO é um procedimento simples e indolor que pode ser realizado por qualquer oftalmologista e dura em torno de dois minutos.

Todas as informações sobre a campanha podem ser conferidas no hotsite https://pio.sbglaucoma.org.br/.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp